Características

Groselha

compo image

Necessita

Regar:
pouco
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
baixo

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros
Altura da planta:
1-1,5 m
Cor da flor:
Amarelo, verde

Correct planting

Plantar arbustos de groselha

Local

A groselha prefere um local com sombra parcial ou razoavelmente ensolarado. Por um lado, as groselhas ficam mais doces ao apanharem mais sol. Por outro lado, o arbusto perde as flores se ficar demasiado quente e seco na primavera. As groselhas não suportam ficar com a terra encharcada. Tente por isso encontrar no seu jardim um local com o equilíbrio certo entre luz solar e humidade. Há ainda que acrescentar que os arbustos de groselha desenvolvem-se melhor ao abrigo do vento.

Plantar

Quando vai ao centro de jardinagem, costuma escolher sempre as plantas mais bonitas? Nós também! Ao comprar um arbusto de groselha no outono deve no entanto proceder de uma forma diferente. Isto porque se o arbusto já tiver perdido a maior parte das suas folhas nessa altura, ele vai ter mais força para formar raízes depois de ser plantado. Ao comprar um arbusto praticamente sem folhas no outono, é provável que a planta desenvolva rapidamente rebentos, folhas e frutos na primavera.

Cada arbusto precisa aproximadamente de 2 m² de espaço. Plante os arbustos alternadamente, se pretende ter várias filas de arbustos de groselha. As groselhas brancas e vermelhas são autoférteis, mas há variedades de groselhas pretas ás quais isso não se aplica. Neste caso torna-se necessário plantar duas variedades diferentes lado a lado, para haver polinização cruzada.

Antes de plantar o arbusto de modo a que a base da planta fique aproximadamente um palmo abaixo da superfície, recomendamos-lhe que mergulhe o torrão durante algumas horas em água e corte os rebentos deixando em cada apenas cinco botões apontados para fora. Desta forma, podem crescer novos rebentos a partir da base e as groselhas irão receber mais luz do sol. Por fim, compacte a terra ligeiramente com os pés à volta da planta e regue generosamente.

Se houver ramos verticais, devem ser amarrados a um varão de madeira que chega até ao topo da planta.

A nossa dica

Não gosta de partilhar as suas groselhas com os pássaros? Então pode recorrer a uma rede contra pássaros e estendê-la por cima do arbusto, assim que as groselhas estiverem a ficar maduras.

Correct care

Cuidar de arbustos de groselha

Rega

Esta planta de raízes rasas precisa de muita humidade nas primeiras semanas depois de ser plantada para enraizar bem. Deve portanto regar regularmente. O arbusto consegue mais tarde buscar por si próprio água suficiente com as suas raízes. Só será necessário regar na presença de períodos de seca prolongados na primavera ou no verão ou então em regiões com um clima particularmente quente. Evite molhar as folhas para prevenir doenças causadas por fungos. Uma camada de palha ou relva cortada seca ajuda a evitar que a terra seque rapidamente.

Fertilização

Toda a gente sonha com uma colheita rica, não? Então dê ao seu arbusto de groselha na primavera nutrientes adicionais na forma de um fertilizante sólido para plantas com bagas. Este tipo de fertilizante é especialmente formulado para as necessidades de plantas com frutos de caroço. As plantas irão assim desenvolver-se melhor e formar groselhas deliciosas.

Colheita

As groselhas ficam maduras entre junho e agosto, conforme a variedade. As bagas individuais estão agrupadas em cachos. Assim que notar um cacho com uma cor intensa vermelha, branca ou preta, conforme a variedade, pode ser colhido. Os cachos não ficam maduros todos ao mesmo tempo, mas um após o outro. Isso é excelente para nós, porque as groselhas colhidas só aguentam um par de dias no frigorífico. Não sabe como aproveitar toda a sua colheita? Utilize groselhas para fazer geleia, sumos ou congele-as.

Poda

Os arbustos de groselha vermelha ou branca são constituídos idealmente por doze ramos principais. Destes ramos, dois ou três dos mais velhos devem ser cortados todos os anos após a colheita, para serem substituídos por ramos jovens. Pode reconhecer os ramos velhos pela sua casca escura e deve cortá-los ou arrancá-los diretamente a nível das raízes. Retire também os rebentos laterais inferiores bem como rebentos demasiado espessos na parte superior do arbusto. Os rebentos laterais não devem ser mais compridos do que um braço, para permitir que as groselhas nesses ramos possam receber a luz do sol.

Propagação

Conhece alguém que tem um arbusto de groselha? Então experimente pedir-lhe um ramo de aprox. 20 cm com um ano. A propagação por estacas é muito fácil. Retire as folhas do ramo e enfie-o em substrato de plantio. Assim que o ramo tiver formado raízes, pode ser plantado no jardim.

Inspiração para o seu jardim

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO