Características

Macieira

compo image
compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
médio

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros, campo, horta
Altura da planta:
5-8 m
Cor da flor:
Branco

Correct planting

Plantar macieiras

Local:

Existem mais de 50 variedades de macieiras - da maçã clássica para consumo até variedades ornamentais, como a maçã japonesa ou a maçã caranguejo. A maçã (Malus) é oriunda originalmente da Ásia e pertence à família Rosaceae. Assim, um clima ameno e muita luz favorecem o crescimento da árvore e das maçãs. As macieiras precisam de um solo rico em nutrientes e húmus, profundo e permeável. Estas árvores não suportam ficar encharcadas, mas precisam de um fornecimento regular de água. As macieiras estão em flor entre abril e maio. Estas árvores de fruto suportam bem as geadas e são portanto resistentes a baixas temperaturas.

Plantar:

Ao plantar macieiras, há que ter em consideração uma distância suficiente entre plantas. O tamanho médio da coroa da árvore crescida deve ser utilizado como orientação para isso. Uma distância entre 8 a 10 m é normalmente suficiente para variedades de grande porte. No caso das variedades para espaldeiras, aconselha-se uma distância entre 2,5 e 3 m. Para a plantação de macieiras, recomendamos os nossos substratos especiais de plantio, pois garantem o fornecimento ideal de nutrientes no início de vida da planta.
Não se aconselha plantar estas árvores em locais com geadas muito tardias, pois existe o risco das flores serem destruídas pela geada e a árvore não poder desenvolver maçãs.

compo image
Quotemark

Colheita abundante graças à polinização pelo vento

Visto que quase todas as variedades de macieiras são autoestéreis, necessitam sempre de ter uma outra variedade compatível nas redondezas para polinização.

RENE WADAS, especialista fitossanitário

Correct care

Cuidar de macieiras

Rega:

A rega é importante, sobretudo em locais quentes ao sol. Conforme o tempo, recomenda-se em solos mais arenosos uma rega generosa uma vez por dia nos primeiros tempos após o plantio. Assim que a planta estiver habituada ao local, pode regar menos.

Fertilização:

Para uma fertilização ideal, recomendamos o nosso fertilizante de longa duração para jardins. As macieiras recebem com uma só aplicação deste fertilizante os nutrientes e oligoelementos essenciais durante 6 meses.

Poda:

A coroa de uma macieira deve ser sempre solta e não muito densa. Assim, deve cortar os ramos que crescem para dentro e os ramos envelhecidos. A poda é feita justamente antes da árvore formar novos rebentos em finais de fevereiro. Se houver botões de fruto em excesso, o corte é feito em agosto.

Colheita:

Assim que as maçãs tiverem o tamanho de nozes, pode corrigir a quantidade, isto é, deixar uma a duas maçãs por cada infrutescência. A planta pode desta forma concentrar as energias numa quantidade de maçãs mais reduzida. O resultado são maçãs maiores, com um sabor mais intenso e uma cor mais bonita. A colheita é entre julho e setembro, conforme a variedade.

 

A nossa dica

Algumas variedades de maçãs podem ser armazenadas durante muito tempo e só desenvolvem o seu aroma pleno passado algum tempo. O local ideal para o armazenamento de maçãs é uma sala escura, livre de geadas, com uma temperatura entre os 4 e os 6°C e humidade elevada (90-95%).

Produtos adequados para as suas maçãs

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO