compo image

Cultivo de espargos com René Wadas

Espargos para a sua hortinha

Finalmente: graças à nova variedade Spargeligx criada por René Wadas torna-se super fácil cultivar este precioso legume também na sua própria horta. Esta nova variedade de espargo pode ser plantada muito facilmente graças ao seu torrão pequeno e promete uma colheita rica, mesmo com pouco espaço disponível.

Entrevista a René Wadas

René Wadas trabalhou durante oito anos num método de cultivo que permite ter espargos também em espaços reduzidos. Felizmente, o trabalho árduo compensou e foi um sucesso: a variedade Spargeligx cresce em qualquer solo, desde que não contenha demasiadas pedras ou esteja encharcado. Decidimos perguntar ao Sr. Wadas, qual a melhor
forma para cultivar este delicioso legume também na sua horta.

compo image

O que torna a sua variedade de espargo especialmente indicada para o jardineiro dos tempos livres?

"Comparado com o cultivo tradicional dos rizomas, esta variedade é super fácil de cultivar. Basta abrir uma vala, trabalhar o solo até ficar solto, plantar e já está. Com a nossa variedade, já não precisa de abrir uma vala de 60 cm de profundidade, nem alinhar o rizoma. Nunca antes foi tão fácil cultivar deliciosos espargos na sua própria horta."

compo image

Que tamanho deve ter o vaso se plantado num canteiro elevado na varanda?

"Recomendo para a minha nova variedade um canteiro elevado com pelo menos 120 cm de comprimento, 80 cm de largura e 70 cm de altura. Este espaço dá para doze plantas, o que resulta em cerca de 3,6 kg de espargos por ano. E isso durante pelo menos oito anos! Um substrato para tomateiras e legumes representa uma base perfeita. Visto que o substrato no canteiro elevado aquece mais depressa na primavera do que o solo do jardim, torna-se possível colher espargos mais cedo no canteiro elevado. Recomendo, para além disso, a aplicação de Agrosil, para estimular ainda mais o crescimento das raízes."

compo image

Espargo verde ou espargo branco - que variedade nos recomenda?

"Para o canteiro elevado, o espargo verde é mais fácil de cultivar. Se quiser ter espargo branco, deve proteger da luz os espargos acabados de rebentar. A melhor forma de fazer isso consiste em acrescentar um aro de madeira à volta do canteiro, tornando-o mais elevado, de modo que possa ser enchido com mais 40 cm de terra por cima das raízes. Cubra por fim com plástico preto - e terá o seu canteiro para espargo branco."

Tenho que proteger os espargos de pragas?

"É necessário fazer uma inspeção regular à procura da mosca do espargo, do escaravelho do espargo ou eventuais fungos. A aplicação de um produto à base de óleo de laranja impede o ataque da mosca do espargo ou do escaravelho do espargo. O grão contra caracóis representa uma medida eficaz para proteger as plantas jovens contra os caracóis."

compo image
Quotemark

Sobre René Wadas

René Wadas, especialista fitossanitário, também conhecido como "o médico das plantas" devido aos programas na estação de televisão alemã NDR, dedica-se sobretudo ao combate de pragas e doenças das plantas, mas arranjou tempo para "inventar" a sua variedade de espargo, o Spargeligx.

Para mais informações e encontrar também pontos de venda, clique aqui

René Wadas, especialista fitossanitário

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO