compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Ervas aromáticas, frutas e legumes
  5. Dicas para cuidar de tomateiras: assim consegue uma colheita rica

Dicas para cuidar de tomateiras: assim consegue uma colheita rica

Tomates da própria horta são sempre mais saborosos! Estes frutos recheados de vitaminas podem tanto ser cultivados na horta como também numa varanda ou num terraço. Vamos aqui partilhar consigo as cinco dicas mais importantes para conseguir uma rica colheita até meados de outono.

Cuidar de tomateiras

Com estas 5 dicas, a colheita será um sucesso

  1. compo image

    1

    Rega regular

    As tomateiras precisam de água de forma regular para um crescimento saudável; se tiverem água a menos ou a mais, tanto a planta como os frutos podem sofrer danos. Se a sua tomateira começar a enrolar muito as folhas, pode ser indicação de estar a sofrer com falta de água em combinação com um teor de sal demasiado elevado no solo. Ou será que os tomates ainda em vias de maturação começam a rebentar? Isso pode ser causado por regar em demasia depois de um período de seca excessivamente grande ou uma mudança drástica de tempo quente e seco para tempo frio e chuvoso. Nesse caso, a pressão dentro dos frutos em fase de maturação aumenta devido ao excesso de água, causando rachaduras longitudinais ou circulares. À semelhança da maior parte das coisas na vida, há que respeitar a medida certa, também no que toca à rega das tomateiras. Fundamental: regue a partir de baixo e não por cima! Assim previne doenças causadas por fungos.

  2. compo image

    2

    Fornecimento de nutrientes para frutos particularmente aromáticos

    A água por si só não é suficiente para preparar as plantas para produzir frutos aromáticos em boa quantidade. As tomateiras têm elevada necessidade de nutrientes. Além de azoto e fósforo, estas plantas precisam também de muito potássio. Este regula a gestão de água das plantas, fortalece as paredes celulares e torna-as mais resistentes contra doenças. Os primeiros indícios de uma falta de nutrientes aparecem com frequência nas folhas: elas tornam-se amarelas, apenas a parte ao longo da veia principal se mantém verde. Com fertilizantes especiais para tomateiras pode assegurar de forma fácil e segura o fornecimento adequado de nutrientes às suas plantas.

  3. compo image

    3

    Suportes de trepar evitam o risco da planta dobrar

    Se a sua tomateira atingir um tamanho respeitável, pode recorrer a suportes de trepar para evitar o risco da planta dobrar. O mesmo se aplica durante os meses de verão, quando as plantas bem cuidadas produzem muitos tomates e precisam de suporte para aguentar o peso. Pode utilizar varas de suporte para tomateiras feitas de madeira, plástico ou bambu ou então varas em espiral, redes ou espaldeiras. Recomendamos-lhe ainda que prenda a planta ao suporte com fio de ráfia ou clips especiais (não se aplica às varas em espiral).

  4. compo image

    4

    Retirar rebentos desnecessários melhora a formação dos frutos

    Os rebentos laterais novos nas bainhas das folhas devem ser retirados, para assegurar que a planta investe as suas energias sobretudo na formação dos frutos e não na formação de rebentos. Ao retirar rebentos desnecessários, estamos a favorecer a saúde da planta e a contribuir para a formação de frutos grandes e bem maduros. Quando os rebentos ainda são muito jovens, é fácil retirá-los com recurso às suas unhas. Se os rebentos já forem mais antigos e duros, recomenda-se a utilização de uma faca afiada para não correr o risco de ferir a planta excessivamente. No fim de agosto, corta-se para além dos rebentos laterais também a ponta superior da tomateira, por forma a deixar ainda uma folha por cima da última inflorescência. Com este corte, a planta terá energia para que os frutos novos já em formação ainda consigam amadurecer até à chegada das geadas nas regiões mais frias.

  5. compo image

    5

    Reconhecer cedo a doença do apodrecimento

    Além de doenças causadas por falta de nutrientes ou rega irregular, as tomateiras são com frequência vítimas de apodrecimento das folhas e frutos. Esta doença causada por fungos ataca as tomateiras sobretudo nos verões em que o tempo se mantém mais húmido. Começam a formar-se manchas verde-acinzentadas que mais tarde se tornam castanhas e se espalham depressa. Também os frutos são atacados pela doença: começam a aparecer manchas castanhas e a polpa por baixo das manchas endurece. Retire o mais depressa possível as partes doentes e trate a tomateira com um produto fitossanitário indicado para esta doença.

Produtos para tomateiras e o cultivo de tomates

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO