Um canteiro elevado não é apenas bonito de se ver num jardim ou numa varanda, traz também uma data de vantagens: é possível cuidar das plantas sem esforçar demasiado as costas e os legumes e as ervas aromáticas beneficiam de temperaturas de solo mais elevadas e substrato de boa qualidade. Além disso, não é preciso partilhar a colheita com ratos e caracóis. Mas para que as plantas em cima cresçam da melhor forma, é preciso dispor de uma boa base. Saiba aqui como construir um canteiro elevado.
Pode comprar kits já preparados para a construção de um canteiro elevado ou então construi-lo a partir do zero. Mas antes de começar, há que determinar o melhor local. O ideal é escolher um local orientado para sul para poder captar o sol da melhor maneira.
Para realizar a delimitação do canteiro pode seguir a moda e utilizar paletes. Estas têm uma altura de 80 cm. Recomendamos-lhe tratar a madeira das paletes para que resistam às intempéries, sendo que a aplicação mais fácil será com um produto em forma de spray, tendo em conta o número elevado de cantos e bordas. Fixe as paletes umas às outras com dois esquadros por cada canto, de modo que a parte superior aponte para dentro. Dois parafusos compridos em cada canto reforçam ainda mais a estabilidade. É importante colocar no fundo uma malha fina de arame que não tende a enferrujar, para evitar que os ratos não tenham acesso ao canteiro. Forre agora o interior (não a base!) com lona plástica para charcos. A forma mais fácil será utilizar um agrafador elétrico. O plástico ajuda não só a manter a terra e a humidade dentro do canteiro, mas evita também que a madeira comece a apodrecer.
O canteiro elevado é construído em camadas: o material de enchimento consiste em restos de jardinagem provenientes de podas, de composto e substrato e nas camadas superiores torna-se cada vez mais fino. As diferentes estruturas do material ajudam a arejar o canteiro elevado e providenciam um fornecimento ideal de nutrientes. Além disso, as plantas tendem a crescer melhor devido às temperaturas mais elevadas e ao maior teor de humidade do solo.
Assim se faz
1
A primeira camada em baixo consiste em restos de podas de árvores ou lascas de madeira e garante um bom arejamento.
2
Os materiais da camada que se segue (composto, substrato e restos de jardinagem) favorecem a vida no solo e são importantes para o fornecimento de nutrientes.
3
A última camada é o substrato do canteiro. Este representa o ponto de partida ideal para o enraizamento das suas plantas. Se o nível de enchimento começar a cair, devido à decomposição das camadas inferiores, basta encher com mais substrato fresco.
Para o cálculo do material de enchimento aplica-se a seguinte regra: 30% de lascas de madeira, 40% de composto e 30% de substrato para canteiros elevados. Encha o canteiro elevado até cerca de 15 cm abaixo da borda.
Visto que o canteiro elevado garante um fornecimento de nutrientes e água especialmente bom às plantas, poderá plantar mais plantas numa determinada área do que num canteiro de jardim. Plante simplesmente as variedades que gosta mais de comer! comece preferencialmente com as plantas que têm elevada necessidade de nutrientes, pois no canteiro elevado será mais fácil atender ás suas necessidades. Isso inclui por exemplo tomate, pepino, couve, batata, courgette ou abóbora. Estas variedades de legumes ficarão especialmente agradecidas se lhes der uma dose extra de fertilizante. Poderá deixar a capuchinha a crescer de forma decorativa junto às bordas do canteiro, pois também é uma planta aromática. Comece por semear depois as plantas menos exigentes em termos de nutrientes, tais como feijão, ervilha, alface, rabanetes, espinafres, cenoura e alho francês, assim que tiver colhido os primeiros legumes e voltar a haver espaço no canteiro. Plante também agora os morangos.
Se instalar caixas ou vasos com flores nos "pés" das paletes, irá não só obter um resultado muito bonito, mas também útil. As flores tornam-se um verdadeiro íman para abelhas. Estes animais muito dedicados polinizam tanto as suas flores como as suas plantas úteis. Assim, tudo estará encaminhado para uma colheita rica.
Saiba mais sobre as plantas típicas para canteiros elevados
Com estes produtos nada mais pode falhar: