Características

Ervas aromáticas

compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
baixo

Período de colheita

Características

Planting location:
Interior, terraço, varanda, canteiros
Altura da planta:
varia
Cor da flor:
Verde

Correct planting

Plantar ervas aromáticas

Local:

Cada erva aromática tem as suas necessidades individuais. A maioria das ervas aromáticas mediterrânicas preferem locais com muito sol e um solo arenoso (alecrim, tomilho, lavanda, orégãos). O local ensolarado favorece o crescimento, o aroma e a qualidade das folhas. Outras ervas preferem um local moderadamente húmido e ameno (cebolinha, salsa, sálvia) ou húmido e à sombra (hortelã, erva-cidreira, agrião, azedas).

A maioria das ervas aromáticas prefere um substrato permeável com um teor equilibrado em nutrientes, não demasiado elevado. Para a plantação em vasos pode ser utilizado um substrato de semeadura ou especialmente formulado para ervas aromáticas. Mas também um substrato mais argiloso, arenoso e relativamente pobre em nutrientes é adequado para ervas aromáticas.

O local ideal é um canteiro em forma de caracol especialmente preparado para as ervas aromáticas, pois permite plantar vários tipos de ervas diferentes. Devido à sua construção em espiral ascendente, o ponto mais elevado no centro fica mais seco e exposto ao sol. A zona intermédia á ideal para ervas aromáticas que gostam de alguma humidade e calor. A maior parte da humidade concentra-se na base do caracol, que também fica à sombra uma parte do tempo.

Correct care

Cuidar de ervas aromáticas

Rega:

As ervas aromáticas devem ser regadas regularmente, sobretudo se não houver chuva durante algum tempo. As espécies mediterrânicas e que gostam de calor, preferem água ligeiramente estagnada e morna.

Fertilização:

As ervas aromáticas precisam de bastantes nutrientes para um crescimento forte e saudável e para a formação dos aromas. Assim, recomenda-se a fertilização regular de março a outubro. Para a fertilização diretamente com a água da rega, aconselha-se um fertilizante líquido para ervas aromáticas. Se preferir um fertilizante sólido, pode usar um fertilizante natural à base de guano. Este fornece todos os nutrientes importantes não apenas às tomateiras e plantas de legumes em geral, mas também às ervas aromáticas.

Poda:

Uma poda após a floração permite manter as ervas aromáticas numa forma compacta. As espécies que se propagam com rebentos a partir das raízes podem ser controladas, cortando as ramificações novas por baixo da terra.

Colheita:

As ervas aromáticas apresentam o melhor sabor e têm o maior benefício para a saúde, se forem utilizadas logo após a colheita. A colheita é feita na maioria dos casos antes da floração (salsa, manjericão, estragão, manjerona, mostarda, cerefólio e agrião). Quando as ervas estão em flor, ganham muitas vezes um sabor mais amargo e as folhas ficam mais fibrosas. No caso dos arbustos perenes, a colheita das pontas dos rebentos ou de ramos inteiros serve ao mesmo tempo para cuidar da planta e deixá-la com uma forma mais espessa. A salsa, o cebolinho e o endro devem ser utilizados à medida que se precisa e dando à planta tempo suficiente para voltar a crescer. O agrião e o cerefólio podem ser colhidos na íntegra, pois não voltam a crescer.

Congelar de forma inteligente:

As ervas aromáticas de folhas delicadas, como cebolinho e endro, devem ser colhidas antes da floração. Depois de as picar, distribua as ervas por cuvetes para cubos de gelo, encha as cuvetes com água e guarde-as no congelador. Assim, terá mais tarde pequenas doses de ervas aromáticas prontas a usar!

A nossa dica

Colha alguns rebentos de, por exemplo, alecrim ou tomilho após a flor e pendure-os em trouxas num local ameno, arejado e protegido da chuva. Assim que as folhas façam um som seco ao toque, podem ser retiradas dos ramos e guardadas em frascos escurecidos.

Produtos adequados ao cultivo de ervas aromáticas

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO