compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Ervas aromáticas, frutas e legumes
  5. Cultive ervas aromáticas frescas no seu jardim

Cultive ervas aromáticas frescas no seu jardim

Tal como no caso da fruta e dos legumes, as ervas aromáticas colhidas bem frescas da própria horta são sempre mais saborosas. Antes de começar a cultivar ervas aromáticas, há que tomar uma decisão realmente importante: semear ou comprar plantas já crescidas? Se quiser semear e cultivar as ervas, vai precisar de mais paciência, mas acaba por assistir a todo o ciclo de crescimento. O cultivo de ervas aromáticas é muito simples, desde que sejam observadas algumas regras simples.

compo image

A altura ideal para semear ervas aromáticas

Primeiro a boa notícia: ao cultivar ervas aromáticas a partir das sementes, a altura certa para semear acaba por não ser crítica. Ao ar livre, é possível semeá-las sem problemas desde a primavera até ao fim do verão. Dentro de casa, até é possível semear a qualquer altura do ano. Deverá no entanto contar com um crescimento mais reduzido entre novembro e janeiro devido às temperaturas mais frias e menos horas de luz solar. Coloque as plantas jovens num local com muita luz, por exemplo o parapeito de uma janela, ou melhor, uma estufa.

compo image

Caracterização da planta: ervas aromáticas

Que ervas aromáticas posso plantar num determinado local e quais os cuidados que exigem?  As respostas encontra na nossa caracterização da planta.

saber mais

Cultive ervas aromáticas no seu jardim

O próprio jardim de ervas em três passos

  1. compo image

    1

    Encher o vaso

    Encha um vaso ou uma sementeira até à borda com substrato para flores. Distribua agora a terra de forma uniforme e aperte-a ligeiramente.

  2. compo image

    2

    Semear as ervas aromáticas

    Distribua as sementes das ervas. As sementes não devem ficar demasiado próximas umas das outras. Cubra de seguida as sementes ao de leve com terra e aperte esta ligeiramente com as costas da mão ou uma pequena tábua. Humedeça por fim as sementes com recurso a um pequeno borrifador ou um jato suave de água.

  3. compo image

    3

    Cobrir o vaso

    Coloque uma cobertura na sementeira e deixe-a ficar num local quente (20-22°C) para que os sementes tenham as condições de germinação ideais. Volte a humedecer o substrato sempre que começar a secar

  4. compo image

    4

    As primeiras plantinhas aparecem

    As primeiras plantinhas começam a sair passados 8 a 14 dias, conforme a espécie de planta. Deve agora transferir as plantas para um local especialmente luminoso. Mas cuidado: as ervas não suportam a luz solar direta numa janela virada a sul!

  5. compo image

    5

    Envasar as plantas

    Assim que tiverem o primeiro par de folhas, há que retirar algumas plantinhas se estiverem demasiado próximas umas das outras. Se o objetivo for o cultivo no jardim ou no vaso, chegou então a altura certa para as transplantar. Agora pode também retirar a cobertura. Mantenha a terra sempre suficientemente húmida.

  6. compo image

    6

    Regar e fertilizar as plantas

    O fornecimento regular de uma porção extra de nutrientes na forma de fertilizante garante o melhor crescimento. O nutriente mais importante neste caso é o azoto. O fósforo, por outro lado, estimula o desenvolvimento das raízes e o potássio fortalece os tecidos e é essencial para uma boa resistência contra pragas e doenças. Apenas as ervas aromáticas saudáveis desenvolvem o seu aroma pleno - e isso sente-se logo!

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO