compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Ervas aromáticas, frutas e legumes
  5. Como criar um canteiro em forma de caracol para ervas aromáticas

Ervas aromáticas do próprio jardim

Como criar um canteiro em forma de caracol para ervas aromáticas

Seja na salada, no queijo fresco, no azeite, nos molhos ou em cocktails: tudo fica mais delicioso com ervas frescas. Para que possa ter ervas aromáticas frescas sempre à mão, é uma boa ideia ter o seu próprio jardim de ervas. Mas qual a melhor forma de cultivar ervas aromáticas? Visto que cada espécie de erva aromática tem necessidades diferentes, a solução ideal consiste em construir um canteiro de ervas em formato de caracol que além de poupar espaço ainda representa uma bela atração no seu jardim. Vamos mostrar-lhe passo a passo como construir um canteiro de ervas em formato de caracol.

Eis o que precisa para construir um canteiro em forma de caracol para ervas

  • Brita
  • pedra natural
  • substrato de plantio
  • substrato especial para ervas aromáticas
  • malha de proteção
  • lona plástica para charcos

Pedra natural para o canteiro em forma de caracol

Seja granito, cal de conchas ou outras pedras: as pedras naturais não são apenas decorativas, mas também úteis: elas são capazes de armazenar calor que é depois libertado junto das ervas aromáticas, fornecendo energia adicional.

Como construir o seu canteiro em forma de caracol

  1. Escolha um local ensolarado para o canteiro em forma de caracol, visto que a maioria das ervas aromáticas precisa de muita luz e calor. O canteiro não deve ficar demasiado pequeno, pois as diferentes ervas aromáticas precisam de espaço para se desenvolver. O diâmetro do caracol deve rondar os três metros, dependendo da quantidade de ervas aromáticas que pretende plantar.
  2. Comece por definir o contorno do canteiro em caracol, polvilhando areia. Como orientação para isso, deve pensar num caracol. A abertura da espiral deve apontar para sul. Abra agora um buraco no solo de acordo com a forma desenhada e com uma profundidade de uma pá.
  3. Preencha este buraco com uma camada de 10 cm de brita grossa. Esta forma o fundamento para o muro e evita futuros problemas de encharcamento. Coloque agora a primeira fila de pedras em forma de espiral com duas voltas. Construa o muro de apoio em forma de espiral sem recorrer a cimento ou outras massas.
  4. Encha agora novamente a superfície interior com brita grossa. No centro da espiral recomenda-se começar com uma camada de aproximadamente 50 cm. Continue agora a construir a espiral sucessivamente com pedras e terra. O ponto mais alto deve ficar sensivelmente à altura da cintura para que seja possível alcançar facilmente as ervas aromáticas.
  5. A base ideal como primeira camada (15-20 cm) para plantar é um substrato especial para ervas aromáticas. Distribua as ervas aromáticas em vaso pelo caracol, depois retire-as dos vasos e plante-as, tendo o cuidado de apertar o torrão ligeiramente. Por fim, regue generosamente.
compo image

Como plantar as ervas no canteiro em forma de caracol

Na parte mais elevada:
plante aqui ervas aromáticas mediterrânicas que gostam de sol pleno, como por exemplo alecrim, lavanda, orégãos, tomilho, manjerona e segurelha.

No parte do meio:
aqui é o local ideal para plantas que gostam de alguma humidade e algum calor, como por exemplo endro, cebolinho, salsa, alho ou caril.

Na parte de baixo:
estas ervas aromáticas preferem um local húmido e à sombra: agrião, borragem, hortelã, cerefólio, erva-cidreira e coentro.

Nas zonas da base:
este é um bom local para p. ex. hortelã-da-água ou azedas.

compo image

A caracterização das ervas aromáticas

Encontra aqui tudo sobre a plantação das diferentes espécies de ervas e como cuidar delas.

saber mais

Como criar um charco para o seu canteiro de ervas em caracol

Um pequeno charco na base da espiral de ervas aromáticas não é obrigatório, mas tem um efeito benéfico nas condições climáticas em redor e resulta muito bem do ponto de vista estético. Assim se faz:

  1. abra em primeiro lugar um buraco com uma profundidade de cerca de 40 cm para o charco.
  2. Verta uma camada de 4 cm de areia no fundo do buraco e coloque por cima uma malha de proteção.
  3. Cubra agora o fundo e paredes do buraco com lona plástica para charcos e coloque pedras nas bordas do plástico à volta do charco como pesos e para segurar a lona. 
  4. Por fim, encha o charco com água.

Produtos adequados para o seu canteiro em forma de caracol

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO