Características

Abobrinha

compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de colheita

Características

Planting location:
Camas, fronteiras
Altura da planta:
50-60 cm
Cor da flor:
Amarelo dourado, laranja parcialmente listrado

Correct planting

Plantar abobrinha

Exposição:

As aboborinhas pertencem à família Cucurbitaceae e são provenientes do Sul da Europa. Por isso, é um vegetal que adora o calor e prefere as posições ensolaradas e abrigadas. Estas plantas prosperam em solos macios e ricos em nutrientes, porque as aboborinhas são plantas nutricionalmente exigentes. Por este motivo, faça a melhor cama possível antes da plantação - por exemplo, com farinha animal ou composto vegetal.

 

Cultivo:

Antes de começar a plantar aboborinhas, tenha em mente que estas plantas anuais, tal como outras cucurbitáceas de Verão, ocuparão muito espaço quando estiverem maduras. Por isso, evite semear demasiadas plantas. No início de Abril, as plântulas podem ser cultivadas cedo em vasos de estufa ou num parapeito de janela soalheiro. Colocar sempre 2-3 sementes por vaso, a uma profundidade de cerca de 2,5-3 cm. Assim que as plântulas aparecem, seleccione apenas as mais vigorosas para cada vaso.

 

Plantação:

Se em meados de Maio, ou seja, depois dos santos do gelo, não se esperarem mais geadas, a aboborinha pode ser plantada no jardim. Entre as plantas individuais, deve ser mantida uma distância de plantação suficiente de cerca de 80-100 cm. Se não houver espaço suficiente no jardim, também pode plantar a aboborinha num vaso na varanda ou terraço. Plante sempre duas abobrinhas juntas para que se possam polinizar uma à outra.

 

compo image
Quotemark

Proteja a sua cultura

Dado que os caracóis gostam de comer abobrinhas, deve utilizar uma barreira para evitar os seus ataques.

RENE WADAS, o técnico da planta

Correct care

Tratamento de aboborinhas

Irrigação:

Como as aboborinhas são constituídas principalmente por água, a falta deste elemento pode provocar a deformação dos frutos e o desenvolvimento de um sabor amargo. Assim que os frutos se formem, deve regá-los com muito cuidado, de manhã e à noite. Por outro lado, o solo deve ser deslocado regularmente, sob pena de os frutos em contacto com o solo não permeável começarem a apodrecer. Para evitar isso, pode também ser útil cobrir o solo debaixo das plantas com palha ou erva seca.

Fertilização:

Poucos outros produtos hortícolas produzem frutos tão saborosos com uma boa fertilização como a aboborinha. Durante o crescimento rápido, esta planta, nutricionalmente exigente, deve ser apoiada com mais fertilizante orgânico ou mineral. Para este efeito, recomenda-se a utilização de um adubo natural com guano ou adubo universal.

A colheita:

Depois de os frutos terem atingido um comprimento de 15-20 cm, a colheita deve começar imediatamente. Basta destacar os frutos da planta com uma rotação ou cortá-los. Se deixar as abobrinhas crescerem para além deste comprimento, elas perderão o seu sabor. Se você colher cedo e regularmente, a planta irá colocar novas flores das quais se formarão mais frutos após algum tempo.

O nosso CONSELHO

A planta da aboborinha é reutilizável várias vezes. Também as flores de abobrinha são comestíveis, recheadas com ricotta e queijo parmesão, podem ser fritas ou assadas no forno.

Produtos adequados para a cultura da aboborinha

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO