compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Ervas aromáticas, frutas e legumes
  5. O que deve ter em conta ao cultivar legumes e frutas na varanda

O que deve ter em conta ao cultivar legumes e frutas na varanda

Identifica-se com as pessoas que preferem comprar produtos regionais e que querem saber de onde vem os alimentos que consomem? Autossustentar-se com frutas e legumes da própria horta - não passa de um sonho para muita gente, pois falta-lhes o terreno necessário para ter uma horta. Mas ainda assim há uma solução: há algumas variedades que crescem muito bem também no vaso e desenvolvem frutas ou legumes bem aromáticos. Vamos mostrar-lhe como transformar a sua varanda num oásis de legumes e frutas. Divirta-se e desfrute ao máximo!

Os cuidados certos: a base para uma colheita rica

A base para o desenvolvimento ideal de legumes e frutas consiste em vasos ou floreiras de tamanho suficiente e um substrato para plantas rico em nutrientes. Os nossos substratos são especialmente adaptados às necessidades das plantas e alguns são adequados para a agricultura biológica. Algumas espécies e variedades de legumes têm elevadas necessidades de nutrientes. É por isso importante fornecer às suas plantas úteis os nutrientes necessários na forma de fertilizante.

Princípio base

Aplica-se a seguinte regra fundamental ao cultivo de frutas e legumes na varanda: quanto mais luz solar chegar ao local, melhor será o desenvolvimento e mais abundante será a colheita.

compo image

Quais os legumes adequados para o cultivo na varanda

Tomate

O tomate é uma das frutas mais populares e não pode faltar em nenhuma horta de varanda. Sobretudo os pequenos e deliciosos tomates-cereja fazem as delícias das crianças com o seu sabor naturalmente doce, não resistindo a comê-los diretamente colhidos da planta. Mas também algumas variedades de tomates maiores e de salada encontram espaço suficiente em vasos na varanda ou no terraço. O seguinte vale para todas as tomateiras: elas precisam de muito sol, um local protegido da chuva e uma rega adequada. As tomateiras nunca devem ser regadas por cima das folhas, mas sempre diretamente na terra do vaso, para prevenir doenças causadas por fungos, tais como o apodrecimento das folhas e frutos.

Pepino, pimento e courgette 

Também estes três legumes precisam de calor. Nas regiões mais frias, aconselhamos a plantá-las ao ar livre a partir de meados de maio para evitar o risco de danos causados por geadas. Estas plantas também precisam de muito sol para que os legumes amadureçam e desenvolvam o seu pleno sabor. Enquanto que os pimenteiros não ocupam muito espaço, os pepinos e as courgettes costumam precisar de bastante espaço horizontal para se espalhar, visto crescerem junto ao solo. Não deve haver mais do que uma planta por cada vaso. Será recompensado pelo seu trabalho com a colheita a partir de julho.

Alface

Felizmente, há também alguns legumes que aceitam sombras parciais. As alfaces gostam de sol mas crescem também no verão numa varanda orientada para oeste ou leste com exposição razoável ao sol. Uma humidade uniforme do substrato é fundamental. Regue por baixo e de forma uniforme, não por cima das alfaces! Só deve plantar tanta alface quanto pensa que vai consumir, uma vez que a alface só se mantém num estado de maturação adequado durante pouco tempo. A colheita estende-se de maio a outubro.

Feijão-verde, rabanetes e acelgas 

Também o feijão-verde, os rabanetes e as acelgas dão-se bem com sombras parciais. O feijão-verde não precisa de muita água e só deve ser regado na presença de períodos de seca. Exatamente o contrário vale para os rabanetes e as acelgas: estas plantas precisam que o solo permaneça húmido de forma constante. Regue por isso regularmente, mas evite que as plantas fiquem encharcadas.

compo image

Quais as frutas que podem ser cultivadas na varanda

Bagas

O cultivo de bagas na varanda fará as delícias de muita gente. Os morangos são especialmente populares. Estes não são apenas deliciosos, mas contém também muitas vitaminas e poucas calorias. Se colocar os morangueiros num local ensolarado e se forem as variedades certas, terá morangos bem docinhos e com bastante frequência até ao fim de setembro. Não deve plantar os morangueiros demasiado baixos em relação à superfície do substrato, para prevenir o aparecimento de bolor. É importante que os frutos não toquem no solo e haja uma distância de 30 a 40 cm entre as plantas. Os morangos devem ser retirados rapidamente do solo húmido. Quem tiver uma varanda maior, poderá ainda cultivar framboesas ou mirtilos.

Árvores de fruto de coluna

Ao contrário dos seus parentes comuns para o jardim, as árvores de fruto de coluna crescem muito lentamente e não atingem grandes larguras. Ainda assim, estas pequenas árvores dão muitos frutos. As árvores de fruto de coluna servem ainda como proteção contra olhares curiosos, devido à sua altura até aos 2,5 metros. Plante as macieiras, ameixoeiras, cerejeiras, pereiras e semelhantes em vasos pesados, para evitar que possam cair em caso de vento forte.

 

compo image

Quais as ervas aromáticas adequadas para o cultivo na varanda

As ervas aromáticas são muito versáteis! Com os seus aromas variados e intensos, elas trazem uma diversidade de sabores para a nossa cozinha e melhoram o nosso bem-estar na forma de deliciosos chás reconfortantes ou adicionados à água do banho. Visto que as ervas aromáticas não precisam de muito espaço, um vaso pequeno costuma ser suficiente para a maioria das pessoas. Mas cuidado: uma vez que nem todas as ervas aromáticas se toleram umas às outras, será melhor cultivar cada planta no seu próprio vaso. A maior parte das ervas aromáticas precisa de muita luz solar. Mas há também algumas variedades que se sentem bem em sombras parciais. Entre estas contam-se por exemplo a salsa, o cerefólio, a hortelã e o cebolinho. Recomenda-se, já agora, fornecer a estas ervas alguns nutrientes extra após cada colheita. Uma área que fica o dia inteiro na sombra infelizmente não é indicada para um jardim de ervas aromáticas.

Produtos adequados para o cultivo de frutas e legumes na varanda

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO