Finalmente de férias. Ansiamos por este momento durante semanas, pois representa uma pausa do stress da nossa rotina diária de trabalho. Mas antes que possa viajar para o seu destino de férias, há que tratar de muitos assuntos. Um destes assuntos é garantir que não falte a água às suas plantas. Mas como se consegue manter as flores, árvores de fruto e a horta, o relvado e as sebes em bom estado, mesmo numa ausência de algumas semanas?
Antes de mais nada, aplica-se sempre: regar generosamente antes de partir em viagem. As plantas sobrevivem geralmente umas mini-férias, por exemplo um fim de semana, sem problemas. Vai de férias durante várias semanas? Então a forma mais simples é pedir a familiares ou vizinhos uma ajuda para regar de vez em quando as suas queridas plantas. Em troca pode deixar-lhes uma parte da sua colheita ou surpreendê-los com um convite para jantar, por exemplo. Se não conseguir no entanto encontrar ninguém de confiança a quem pudesse pedir para cuidar das suas plantas, recomendamos-lhe os seguintes métodos.
Rega
Provavelmente já conhece esta dica, pois é recomendada com frequência e tem dado provas: a garrafa invertida. Basta furar a tampa, encher a garrafa com água e enfiar de cabeça para baixo dentro do vaso. A água irá então pingar lentamente para o substrato da planta, devido ao vácuo. O ideal são garrafas de vidro com um gargalo comprido e fino. São particularmente fáceis de enfiar na terra, resistentes e sustentáveis. Não tem uma garrafa de vidro à mão? Não faz mal, uma garrafa de plástico rijo também é adequada. Insira um prego na tampa, a partir de dentro para fora, para a garrafa ganhar mais estabilidade.
Outro método para regar durante a sua ausência consiste no truque com o fio de costura grosso ou o pavio de algodão: afixe o fio no fundo de um balde e insira a outra ponta a boa profundidade dentro do substrato da planta. Assegure-se de que o balde com água fique a uma altura superior à da planta (em aprox. 30 cm). O líquido será absorvido pelo fio e chegará diretamente às raízes da planta.
Rega
É um pouco mais complicado garantir o fornecimento de água às plantas de vaso na varanda ou no terraço durante a sua ausência.
Em primeiro lugar, deve criar o ponto de partida adequado com um substrato para plantas com boa capacidade de armazenamento de água. Os substratos especiais para plantas de vaso conseguem armazenar melhor a água e libertam-na à planta à medida desta. O substrato seca por isso muito mais devagar.
No caso de umas férias curtas, será muitas vezes suficiente juntar as plantas num local com sombra, por exemplo perto de uma parede de casa orientada para norte. Estando apertadas juntas, não irão crescer tão bem, mas pelo menos não irão secar. Utilize pratos para os seus vasos e encha-os com água antes da sua partida. Não recomendamos colocar as plantas numa banheira ou outro recipiente grande cheio de água, porque há um risco elevado das raízes começarem a apodrecer.
Já utiliza depósitos de água para as suas flores? Luxo puro! as plantas podem obter automaticamente toda a humidade que precisam a partir do depósito de água na parte inferior do vaso especial. O indicador de nível de água permite-lhe saber quando o depósito precisa de ser reabastecido. Se estes vasos forem colocados à sombra, torna-se possível cobrir as necessidades de água de uma semana, em média.
Se pretende viajar durante mais tempo, porque não optar por um sistema de rega automático? O sistema "Micro-Drip-System" para plantas de vaso da Gardena é ligado simplesmente a uma mangueira de jardim ou a uma torneira. O sistema consiste em cinco dispositivos de rega gota-a-gota que fornecem às plantas de vaso toda a humidade que precisam.
Rega
É muito frustrante quando as plantas tão cuidadosamente pré-cultivadas acabam por morrer de falta de água e do calor, sobretudo no caso da horta, fazendo perder a colheita de frutas e legumes. Para o caso do canteiro elevado tem dado provas não só os sistemas de rega automáticos, mas também o chamado método "Olla". "Olla" é uma palavra espanhola e significa "vaso". Para esse efeito, colam-se dois vasos de barro não vidrado um por cima do outro para servir de depósito de água.
O furo de drenagem de um dos vasos é primeiro fechado com, por exemplo, um pedaço de barro.
Agora, os dois vasos de barro são colados de frente um contra o outro (ou seja, abertura contra abertura) com uma cola resistente à água (cola quente ou silicone).
Insira agora os vasos dentro da terra, na vertical, com o furo não tapado virado para cima, até ficarem quase totalmente debaixo de terra. Encha agora os vasos com água por meio do furo. Coloque por fim um pedaço de barro ou algo semelhante por cima do furo - e o sistema "Olla" estará pronto.
Mas como é que a água chega às raízes? Como deve saber, a água consegue atravessar lentamente as paredes de um vaso de barro de poros abertos. Assim, a água consegue chegar debaixo da terra às plantas sem sequer se evaporar uma só gota da água preciosa.
É também uma boa ideia trabalhar a terra da sua horta para ficar solta e espalhe restos de jardinagem. O ideal é uma mistura de relva cortada e outros restos de jardinagem. É indiferente se a relva cortada já secou ou ainda se encontra húmida por ter sido cortada há pouco tempo. A relva cortada fornece sombra à terra e evita que esta seque tão depressa.
Rega
A temperatura numa estufa pode ultrapassar facilmente os 40°C no verão. Recomendamos-lhe por isso que abra as janelas e deixe a porta da estufa totalmente aberta. Arranje ainda um toldo ou afixe mantas ou outro tipo de cobertura por cima da estufa, de forma segura para não serem arrancadas pelo vento. Antes de partir para as suas férias, regue o solo inteiro.
Rega
Sobretudo as sebes acabadas de plantar não suportam períodos de seca prolongados. Para na altura do seu regresso não ter que fazer a descoberta frustrante da sua sebe ter morrido de secura, recomendamos-lhe que tome as devidas providências antes da partida. Cubra a área do solo à volta das plantas com, por exemplo, relva cortada. Assim, a água não consegue evaporar tão depressa graças a essa camada. Para evitar que a terra seque totalmente, pode ainda instalar uma mangueira de rega gota-a-gota com furos a uma distância de 30 cm entre cada.
Rega
Os nossos relvados estão muitas vezes expostos diretamente ao sol. Assim, é aconselhável cortar a relva bem curta pouco antes de partir para férias e deixar as aparas de relva no próprio relvado. Regue generosamente até ter o solo húmido até uma profundidade de 15 cm. Devido às variações das características do solo não se torna possível indicar uma quantidade precisa de água. Existem aparelhos de medida especiais para verificar a humidade do solo. Ao utilizar um aspersor de relvado com um temporizador, poderá garantir a rega necessária durante a sua ausência.
Esta medida é drástica, mas muito eficaz: para reduzir a necessidade de água das suas plantas, ajuda muito realizar uma poda, dentro do possível, e tirar-lhes as flores. Algumas plantas florescem duas vezes no verão. Nas circunstâncias ideais, a sua planta terá já formado novas flores aquando do seu regresso das férias.
Recomendamos-lhe testar os sistemas de rega automática antes de partir para férias. O sistema funciona sem qualquer problema? A quantidade de água libertada é correta? Evite uma quantidade demasiado elevada para as plantas não ficarem encharcadas.
Verifique ainda se as plantas não têm alguma doença ou praga e, se for o caso, trate-as devidamente e coloque as plantas atacadas num local isolado para proteger as outras plantas.
Com estas dicas, estará pronto/a para ir de férias e aproveitar o tempo ao máximo, sem preocupações! Desejamos-lhe umas boas férias!
Outros temas interessantes