compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Fundamentos
  5. Rega
  6. Como regar as suas plantas corretamente

Fundamentos

Tutorial da rega

As plantas têm sede, tal como nós! a frequência e a intensidade da rega dependem no entanto de muitos fatores e criam muitas vezes insegurança e levantam dúvidas. Seja plantas de interiores, de vaso ou mesmo o relvado: cada planta tem uma exigência diferente. Vamos mostrar-lhe as regras fundamentais que lhe irão ser muito úteis para a rega das suas plantas.

compo image

Regar plantas de interior corretamente

Evitar encharcamentos

Uma das regras mais importantes é: mais vale regar uma vez a menos do que uma vez a mais! Quando uma planta estiver com falta de água, pode muitas vezes ser salva, mas se as raízes ou a planta estiverem a apodrecer, na maior parte das vezes nada mais se pode fazer.

Conhecer a origem e o local correto

Também a origem duma planta e o local indicado são dados importantes que convém respeitar em termos de rega: conforme a origem da planta, esta poderá conseguir lidar com diferentes quantidades de água. O melhor é perguntar diretamente ao vendedor aquando da compra. No que toca ao local dentro de casa, há que ter em conta que uma planta num local quente ao sol precisa de muito mais água.

Preste atenção ao tipo de folhas

As plantas com folhas maiores costumam precisar de mais água do que plantas com folhas pequenas. O mesmo se aplica a folhas com superfícies onduladas ou que não são lisas de outra forma. As folhas grossas e carnudas conseguem por outro lado armazenar muito bem a água e essas plantas não devem ser regadas em demasia.

Respeite o ciclo de crescimento

A planta precisa de mais água e nutrientes quando está a crescer (geralmente no verão), para poder formar novas folhas e flores. Quando as temperaturas começam a baixar, inicia-se para muitas plantas de interior um período de hibernação. Nessa altura, já só precisam de pouca água e poucos nutrientes.

Escolher o tamanho e o material do vaso com inteligência

Plantas pequenas em vasos grandes conseguem armazenar água durante mais tempo e precisam de ser regadas com menos frequência. Plantas maiores, com pouco espaço no vaso, devem ser regadas com mais frequência e mudadas para um vaso com mais 2 a 4 centímetros logo que possível. As plantas em vasos de barro ou terracota precisam de bem mais água do que no caso dos vasos de plástico, pois o barro armazena água que mais tarde evapora simplesmente pela parede do vaso ou volta a ser absorvida parcialmente pela terra. Os vasos de plástico não conseguem armazenar água, pelo que não se deve regar tanto.

Confie na ajuda da tecnologia

É muitas vezes difícil conseguir perceber pelo aspeto do substrato se precisa de regar as suas plantas de interior ou ainda não. A superfície seca muitas vezes primeiro, mas as camadas inferiores permanecem húmidas. Assim, quando a superfície do substrato volta a ficar mais clara passado pouco tempo depois da rega, isso não significa necessariamente que já está novamente na altura de regar. O truque do polegar é um clássico: Enfie o dedo suficientemente fundo no substrato para verificar se esse ainda está húmido. Essa técnica é prática, mas não deixa de ser pouco precisa, porque só se consegue verificar o substrato até uma certa profundidade. Um medidor de humidade pode ajudar a medir a necessidade de água diretamente junto das raízes da planta.

compo image

Regar plantas de vaso corretamente

Regue com cuidado

Demasiada humidade faz apodrecer as raízes, o que faz com que a planta deixa de poder absorver nutrientes e não se consegue desenvolver. A falta de água impede por outro lado o crescimento e a formação das flores - as folhas tornam-se castanhas e murcham. É melhor regar generosamente com pouca frequência do que muitas vezes com quantidade mais reduzida.

A altura certa para regar

A altura ideal para regar é de manhã ou ao fim do dia. Se estiver muito quente à hora do almoço, as folhas que ficarem molhadas podem sofrer queimaduras. Além disso, evapora demasiada água da rega antes de poder ser absorvida pelas plantas. Já agora: as plantas no lado norte da casa precisam de muito menos água do que as plantas no lado sul.  

Faz falta a água certa

Não se esqueça: as suas plantas são sensíveis! Assim, a água da torneira não deve ser demasiado fria nem demasiado calcária. Sobretudo nas áreas com água mais dura, é aconselhável regar as plantas de vaso com água da chuva - isso não é apenas melhor para as plantas, mas também para o ambiente!

compo image

Regar o relvado corretamente

Regar o relvado - é mais fácil falar do que fazer. Muitos jardineiros dos tempos livres deparam-se com dificuldades em determinar a altura adequada e a quantidade de água indicada para o seu relvado. Há quem até opta por não regar de todo o seu relvado. Mas a rega regular faz parte dos cuidados a ter com um relvado, especialmente nos meses mais quentes.

A altura ideal para regar

A altura ideal para regar o relvado é de manhã ou à noite. Ao conjugar o sol forte do meio dia com água, o relvado iria sofrer queimaduras, levando a manchas castanhas, pouco agradáveis à vista. Além disso, iria evaporar muita água de forma descontrolada.

Quais os fatores que influenciam a quantidade de água

Um metro quadrado de relvado perde em média quatro litros de água no verão devido à evaporação, valor este que pode variar conforme o tipo de solo, a temperatura e a humidade do ar. Se houver árvores ou arbustos maiores nas proximidades do relvado e que acabam por absorver água do solo, a necessidade de água é superior comparada com um descampado. Tendo em conta que as raízes do relvado têm apenas uma profundidade de 15 cm no solo, a relva fica rapidamente com falta de água para poder crescer em condições. É por isso muito importante que a terra em redor das raízes fique totalmente húmida. Para esse efeito são necessárias diferentes quantidades de água, conforme o tipo de solo.

De quanta água precisa o seu relvado  

Enquanto os solos arenosos mais soltos precisam de 10 a 15 litros de água por cada metro quadrado a cada três ou quatro dias, os solos mais argilosos devem ser regados uma vez por semana com 15 a 20 litros por cada metro quadrado. Se regar todos os dias uma pequena quantidade de água, as raízes irão retrair-se das camadas mais fundas do solo. Isso leva a que o relvado seque muito mais depressa, se não for regado durante algum tempo. É por isso preferível que as raízes se mantenham mais fundas para poderem absorver a água nessas camadas.

Dica

O relvado não deve ser regado logo a seguir à remoção de ervas daninhas, pois podia levar a que estas voltassem a enraizar. Logo a seguir à semeadura, é no entanto importante regar todos os dias mais que uma vez com um jato de água suave, durante duas a três semanas.

compo image

Como reconhecer que o relvado precisa de ser regado

Mais vale começar a regar o relvado mais cedo do que mais tarde: se esperar até haver danos visíveis da seca, vai ter muita dificuldade em conseguir que as áreas secas  voltem a ficar cobertas com relva verde. É portanto preferível começar a regar regularmente o seu relvado, mesmo se ainda estiver verde. Assim que as primeiras folhas de relva começarem a murchar e não se levantarem sozinhas após serem pisadas, estará na hora de começar a regar.

Fundamentos de substratos para plantas

Para garantir que as plantas cresçam bem, há que ter cuidado não só com a rega mas também com o substrato. Saiba aqui tudo sobre o tema substratos para plantas.

ler mais

Substratos com maior capacidade de armazenamento de água

Partilhar