Para manter o seu relvado atraente durante muito tempo, é importante mimá-lo pelo menos uma vez por ano, retirando relva feltrada, musgo e aparas de relva e ervas. A esse processo chama-se escarificar o relvado, é uma espécie de cura intensiva, sendo uma das medidas de cuidado mais importantes. Ao escarificar, as raízes da relva voltam a conseguir respirar como deve ser e a água consegue chegar sem dificuldades às raízes.
À partida, é possível realizar essa medida entre abril e outubro. A melhor altura para escarificar é de meados de abril até meados de maio, para dar ao relvado tempo suficiente até aos meses de verão para recuperar. É importante que o solo não esteja encharcado nem totalmente seco - caso contrário, não é possível tirar a relva feltrada. Em março, logo após o inverno, o relvado ainda está com frequência demasiado húmido, especialmente nas regiões frias, pelo que se deve deixar primeiro o sol e o vento secá-lo. Após escarificar o relvado, pode-se recorrer a uma mistura de sementes especiais para reparar falhas e favorecer a recuperação rápida do relvado. As temperaturas do solo devem estar acima dos 10°C de forma continuada, para garantir que as sementes germinem.
Aplique um fertilizante com herbicida aprox. 3 semanas antes da altura de escarificar. O fertilizante fortalece o relvado e o herbicida ataca o musgo e/ou as ervas daninhas, para que sejam removidos com mais facilidade e eficácia ao escarificar.
Passo a passo
Por muito importante que seja o escarificar para manter a relva saudável - infelizmente deixa também algumas falhas feias e danifica algumas raízes. Recomendamos uma mistura de sementes especiais para reparação de modo que o relvado possa recuperar rapidamente e que as falhas fiquem preenchidas. Encontra na nossa gama de produtos para esse efeito um produto especial que combina um fertilizante de longo prazo de elevada qualidade com um ativador natural do solo, sendo que este regula o teor de humidade do solo e vitaliza-o. Assim, pode semear, fertilizar e enriquecer o solo num só passo de trabalho.
Retire todas as aparas de relva, pedras e eventuais irregularidades do relvado. Aplique o produto à mão de forma uniforme, passe um ancinho e compacte ligeiramente a terra no fim. Para melhorar a ligação com a relva existente, é recomendável semear um pouco mais para além das falhas a reparar. Por fim, regue o relvado regularmente e generosamente - as plantinhas de relva acabadas de nascer precisam de humidade constante.
Encontra aqui mais informações sobre o tema relvados
Produtos adequados para cuidar de relvados