compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Relvado
  5. Plantar e cuidar
  6. Escarificar o relvado: faça a relva respirar melhor

Escarificar o relvado - faça a relva respirar melhor

Para manter o seu relvado atraente durante muito tempo, é importante mimá-lo pelo menos uma vez por ano, retirando relva feltrada, musgo e aparas de relva e ervas. A esse processo chama-se escarificar o relvado, é uma espécie de cura intensiva, sendo uma das medidas de cuidado mais importantes. Ao escarificar, as raízes da relva voltam a conseguir respirar como deve ser e a água consegue chegar sem dificuldades às raízes.

compo image

A altura ideal para escarificar

À partida, é possível realizar essa medida entre abril e outubro. A melhor altura para escarificar é de meados de abril até meados de maio, para dar ao relvado tempo suficiente até aos meses de verão para recuperar. É importante que o solo não esteja encharcado nem totalmente seco - caso contrário, não é possível tirar a relva feltrada. Em março, logo após o inverno, o relvado ainda está com frequência demasiado húmido, especialmente nas regiões frias, pelo que se deve deixar primeiro o sol e o vento secá-lo. Após escarificar o relvado, pode-se recorrer a uma mistura de sementes especiais para reparar falhas e favorecer a recuperação rápida do relvado. As temperaturas do solo devem estar acima dos 10°C de forma continuada, para garantir que as sementes germinem. 

A nossa DICA para remover ervas daninhas ou musgo do relvado

Aplique um fertilizante com herbicida aprox. 3 semanas antes da altura de escarificar. O fertilizante fortalece o relvado e o herbicida ataca o musgo e/ou as ervas daninhas, para que sejam removidos com mais facilidade e eficácia ao escarificar.

compo image
compo image

COMPO Adubo para Relva Acçao 4 em 1

É eficaz contra ervas daninhas e musgo e fornece ao seu relvado todos os nutrientes necessários durante até 3 meses.

Para o produto

Passo a passo

Escarificar corretamente: assim se faz

compo image

1

Cortar a relva

Em primeiro lugar, corte a relva por modo a ficar o mais curta possível. Utilize para esse efeito um corta-relvas com cesto onde sejam apanhadas as aparas.

compo image

2

Escarificar o relvado

A seguir, está na altura de escarificar. Há escarificadores mecânicos e elétricos, mas o princípio de funcionamento é sempre o mesmo: a relva feltrada e o musgo são removidos pelas suas lâminas que cortam na vertical, deixando ainda o solo com riscos.

compo image

3

Ajustar o escarificador corretamente

Deve ter o cuidado de ajustar as lâminas de modo a que não risquem o solo a uma profundidade superior a 3 milímetros. Agora está tudo a postos: empurre o escarificador a uma velocidade razoável ao longo de toda a área do relvado e não fique parado/a em nenhum lugar durante muito tempo. Passe com o escarificador pelo relvado primeiro em linhas horizontais e depois em filas verticais.

compo image

4

Passar o ancinho pela relva

Utilize de seguida um ancinho com dentes muito juntos para não deixar nada ficar no relvado. Durante este processo, aparece muitas vezes uma grande quantidade de musgo e relva feltrada que precisa de ser retirada.

Recuperação rápida do relvado após o escarificar

Por muito importante que seja o escarificar para manter a relva saudável - infelizmente deixa também algumas falhas feias e danifica algumas raízes. Recomendamos uma mistura de sementes especiais para reparação de modo que o relvado possa recuperar rapidamente e que as falhas fiquem preenchidas. Encontra na nossa gama de produtos para esse efeito um produto especial que combina um fertilizante de longo prazo de elevada qualidade com um ativador natural do solo, sendo que este regula o teor de humidade do solo e vitaliza-o. Assim, pode semear, fertilizar e enriquecer o solo num só passo de trabalho. 
Retire todas as aparas de relva, pedras e eventuais irregularidades do relvado. Aplique o produto à mão de forma uniforme, passe um ancinho e compacte ligeiramente a terra no fim. Para melhorar a ligação com a relva existente, é recomendável semear um pouco mais para além das falhas a reparar. Por fim, regue o relvado regularmente e generosamente - as plantinhas de relva acabadas de nascer precisam de humidade constante.

compo image

COMPO Mix Reparador Relvado

A mistura de sementes COMPO para aplicação depois de escarificar contém sementes de relva, fertilizante e substrato, para ajudar o seu relvado a recuperar rapidamente após o escarificar e permanecer resistente a longo prazo.

Para o produto

A altura certa para cortar a relva

A relva nova semeada deve ser cortada a partir do momento que atingir pelo menos 8 cm de altura. Não corte no entanto a relva demasiado curta, pois quanto mais vezes pegar no corta-relvas, mais densa se tornará a relva e mais equilibrada será a sua cor verde.

saber mais

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO