compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Relvado
  5. Fertilizar e eliminar ervas daninhas
  6. Assim poderá livrar-se das ervas daninhas no relvado de forma permanente

Assim poderá livrar-se das ervas daninhas no relvado de forma permanente

Se aparecerem ervas daninhas no seu belo relvado, deverá agir rapidamente. Porque todas as ervas daninhas têm uma coisa em comum: uma tendência quase imparável de se espalhar para todo o lado Vamos mostrar-lhe como se pode livrar novamente destas ervas indesejadas e libertar o relvado de forma permanente.

Como é que as ervas daninhas se conseguem espalhar tão depressa?

As ervas daninhas propagam-se de diferentes maneiras. As sementes são trazidas pelo vento. As ervas daninhas que se propagam por sementes, tais como o dente-de-leão ou Impatiens glandulifera, desenvolvem flores já poucas semanas após a germinação. Assim que se formarem as sementes, estas ervas começam a espalhar-se de forma imparável por todo o relvado. O trevo e a verônica, por outro lado, desenvolvem ramificações compridas que se estendem por toda a área. Estas plantas pertencem às chamadas ervas daninhas rastejantes. Ainda mais difícil de combater - um verdadeiro pesadelo para o jardineiro -, são as ervas daninhas que se espalham a partir das raízes, tais como a podagrária ou a grama-francesa. Estas ervas criam rizomas subterrâneos por baixo do relvado e limitam mesmo o crescimento das raízes da relva. Independentemente da forma como se propagam, vale o seguinte para todas as ervas daninhas: quanto mais cedo começar a combatê-las, mais depressa consegue tomar o controlo da situação. 

compo image

Como prevenir ervas daninhas no relvado

Nem mesmo os melhores cuidados e a maior dedicação conseguem evitar sempre que as ervas daninhas se instalem num relvado. Mas o cuidado certo torna o seu relvado mais robusto e por isso menos passível de ser atacado por doenças, pragas, musgo ou ervas daninhas. Muitas ervas daninhas nativas conseguem aguentar muito tempo sem nutrientes e só se tornam um concorrente sério à relva quando a esta não forem fornecidos os nutrientes adequados na medida certa. Pode prevenir essa situação, fornecendo ao seu relvado todos os nutrientes importantes em forma de fertilizante. Além disso, é importante cortar a relva com regularidade, pois a maior parte das ervas daninhas não tolera o corte tão bem como a relva, visto que querem crescer em altura e formar flores.

mais sobre ervas daninhas no relvado

Combater ervas daninhas com eficácia

Se aparecerem ervas daninhas isoladas, podem facilmente ser retiradas com a raíz com recurso a uma ferramenta de jardinagem. Para evitar que voltem a rebentar, deve retirar todas as raízes, sendo isso de particular importância no caso das ervas daninhas que criam rizomas subterrâneos. Uma remoção mecânica nem sempre é suficiente para afastar as ervas daninhas de forma permanente. Mas não se preocupe: com um herbicida apropriado consegue alcançar rapidamente resultados eficazes.

compo image

O truque: fertilização do relvado e combate às ervas daninhas num só passo

Se toda a superfície estiver cheia de ervas daninhas, é aconselhável tratar e fortalecer todo o relvado. Comercializamos vários produtos combinados, ou seja, constituídos por herbicida e fertilizante, o que permite matar dois coelhos com uma só cajadada. Graças ao efeito duplo sobre as folhas e as raízes, torna-se fácil combater as ervas daninhas de forma permanente. Ao mesmo tempo, o fertilizante favorece a recuperação da relva. Os nutrientes são libertados durante três meses conforme as condições do tempo (temperatura e humidade), para garantir que a relva obtenha sempre a quantidade certa de nutrientes. O tratamento resulta melhor durante a época de crescimento das ervas daninhas, ou seja, entre maio e agosto. É importante que não utilize herbicidas a temperaturas abaixo dos 10°C ou mais que uma vez por ano.

compo image
compo image

COMPO Adubo para Relva Acçao 4 em 1

Fertilização do relvado e combate às ervas daninhas num só passo de trabalho.

Para o produto
compo image

O que pode fazer contra concentrações pontuais de ervas daninhas no relvado

Se já tiver fertilizado o seu relvado e houver ervas daninhas de forma mais concentrada apenas em alguns locais, recomendamos a utilização de herbicidas especiais para relvados. Encontra na nossa gama de produtos diversos herbicidas que conseguem combater também ervas daninhas com raízes mais profundas. Aplique o produto diretamente nos locais com concentração de ervas daninhas, alguns dias depois de cortar a relva. Em alternativa, pode utilizar um produto combinado constituído por quatro substâncias ativas diferentes que combatem também as ervas daninhas mais resistentes. A melhor parte: a aplicação é feita de forma confortável com o pulverizador e a relva é poupada.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO