Especial - hortênsias
Um clássico no parapeito da janela, na varanda ou no jardim, graças às suas enormes flores cheias de cor: as hortênsias. Se a variedade for bem escolhida e bem cuidada, torna-se possível desfrutar do seu charme nostálgico durante o verão inteiro. Graças às suas flores exuberantes, atraem a atenção tanto no canteiro como no vaso. Saiba aqui tudo o que deve saber sobre as hortênsias e como cuidar delas.
Já o seu nome científico revela aquilo que a hortênsia precisa para um desenvolvimento ideal: "Hydrangea" é uma palavra de origem grega e consiste na junção dos termos "hydro" (água) e "angenion" (vaso). Assim, a rega regular é uma das medidas mais importantes para cuidar das hortênsias, especialmente quando plantadas no vaso. À semelhança dos rododendros, das azáleas e das camélias, as hortênsias fazem parte das plantas da charneca e dos pântanos, pelo que se desenvolvem bem num solo ácido e não precisam de muitos nutrientes. Para um crescimento saudável, aconselhamos um substrato especial com os devidos nutrientes e um pH baixo.
Nem todas as plantas lidam com calor e seca da mesma maneira. Tem sido possível constatar que as espécies de hortênsias Hydrangea aspera, quercifolia e paniculata suportam bem melhor um verão quente do que as outras espécies.
No caso das hortênsias azuis é preciso ter o cuidado de regar apenas com água macia, pois caso contrário é provável que no segundo ano seja surpreendido por flores cor-de-rosa em vez de azuis. Se uma hortênsia de flores azuis começar a desenvolver flores cor-de-rosa ou roxas, é sinal de que o substrato não tem o pH adequado. As hortênsias com flores cor-de-rosa contém o corante delfinidina que em conjunto com o oligoelemento alumínio e um substrato ácido (pH entre 4 e 5) leva ao desenvolvimento de flores azuis. Se forem regadas com água calcária, o pH do substrato sobe e torna-se impossível a planta absorver o alumínio com as suas raízes. Pode ainda adicionar um produto especial para alcançar um azul ainda mais intenso.
Para a fertilização das hortênsias, recomendamos um fertilizante líquido especialmente formulado para as necessidades específicas destas plantas. Pode desta forma fornecer às suas hortênsias uma vez por semana todos os nutrientes que elas precisam para um desenvolvimento ideal.
A poda das hortênsias varia conforme a variedade. Se forem respeitadas as regras seguintes, as suas plantas terão uma vida longa e uma floração exuberante:
Um resumo das espécies e variedades mais importantes
clássica
A hortênsia Hydrangea macrophylla é certamente a espécie mais conhecida. Ela foi trazida do Japão para a Europa no final do século XVIII. Estas plantas em forma de arbusto que atingem até 2 metros de altura florescem desde finais de junho até setembro com grandes cones de flores em branco, azul, cor-de-rosa, vermelho ou roxo. A variedade "Endless Summer" é especialmente popular, porque consegue formar flores mesmo nos rebentos mais jovens. A floração desta variedade prolonga-se assim até ao outono.
delicada
Os cones de flores da hortênsia Hydrangea serrata são mais baixos e delicados em comparação com a espécie macrophylla e, além disso, a planta tem um crescimento mais espesso e compacto. As hortênsias da espécie serrata precisam de um local com sombra parcial ou algum sol e são perfeitas para decorar a varanda, o terraço e o jardim. Variedades populares são a "Bluebird" e a "Rosalba".
em forma de bola
A Hydrangea arborescens desenvolve conjuntos esféricos de flores impecavelmente brancas. Podemos desfrutar das suas enormes bolas de flores entre junho e setembro. Elas sentem-se igualmente bem no jardim como no vaso, desde que fiquem à sombra. A variedade mais conhecida é "Annabelle".
aveludada
A Hydrangea sargentiana é uma raridade nos nossos jardins. Ela pode atingir os 2,5 m de altura e a suas folhas e os seus ramos são cobertos de uma espécie de veludo branco acinzentado. As inflorescências dos seus cones baixos são brancas, enquanto que as flores em si podem também ser roxas, azuis ou cor-de-rosa. Esta espécie deve ser plantada preferencialmente no jardim, devido ao seu tamanho.
alta e estreita
As espécies de hortênsias paniculadas atingem entre 1,5 e 2 metros de altura e assumem a forma de arbusto ou árvore pequena. As suas panículas de flores que fazem lembrar as flores do lilás apresentam uma cor creme, mas mudam por vezes para um cor-de-rosa suave. Esta espécie floresce entre junho e outubro.
trepadeira
A hortênsia Hydrangea petiolaris é uma planta trepadeira fácil de cuidar e ideal para embelezar as paredes de casa. Ela tem a capacidade de trepar sozinha porque segura-se com as suas raízes especiais à parede. Além das suas habilidades de escalada, esta espécie convence ainda com as suas flores brancas. A floração começa em finais de maio e as flores emanam um cheiro adocicado que faz lembrar jasmim e sabugueiro.
Nas regiões frias, é aconselhável proteger as hortênsias das geadas durante o inverno por meio de uma cobertura de ramos de pinheiro ou abeto, para garantir que possa desfrutar das suas flores também no ano seguinte. Isso é especialmente importante no caso das espécies macrophylla e serrata, pois desenvolvem os botões de flores já no ano anterior. Todas as hortênsias plantadas em vaso devem ser mantidas num local livre de geadas durante o inverno. Se não for possível transferir as plantas para dentro de casa ou um jardim interior, pode também colocá-las na varanda num local ensolarado e protegido do vento. Mas nesse caso deve utilizar vasos grandes com pelo menos 40 cm de diâmetro e providenciar uma proteção adicional contra o frio na forma de tela ou malha de juta.
Produtos adequados para as suas hortênsias