Características

Hortênsias

compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
médio

Período de floração

Características

Planting location:
Interior, terraço, varanda, canteiros
Altura da planta:
0,5-1,5 m
Cor da flor:
Branco, cor-de-rosa, vermelho, azul

Correct planting

Plantar hortênsias

Local:

As hortênsias são muito versáteis. Em vasos, resultam muito bem na varanda, no terraço ou dentro de casa. Mas são também ideais para transformar o jardim num mar de flores graças às suas flores enormes. As hortênsias preferem locais arejados e com sombra parcial. Esta planta deve estar ao abrigo do sol forte ao meio dia.

Plantar:

É aconselhável mudar a terra dos vasos das hortênsias na primavera, a cada 2 ou 4 anos, conforme a idade da planta. Ao plantar ou ao mudar a terra, recomenda-se a utilização de terra especial para hortênsias. Esta tem um pH baixo e contém os nutrientes adequados.

Correct care

Cuidar de hortênsias

Rega:

As hortênsias precisam de muita água. Estas plantas podem morrer se forem sempre regadas com água calcária. Por isso, é melhor usar unicamente  água da chuva ou água da torneira descalcificada. Deverá manter a terra sempre bem húmida. Ainda assim, é preciso evitar que haja água em excesso que fique retida. Poderá ser mesmo necessário regar duas vezes por dia no verão. Também as plantas em hibernação de inverno devem ser regadas de vez em quando para a terra não secar.

Fertilização:

Entre março e setembro, as hortênsias devem ser fertilizadas uma vez por semana com um fertilizante líquido especial para hortênsias e camélias.

Poda:

A poda pode ser realizada após o fim da floração. O momento certo é quando a planta começa a criar novos rebentos nos ramos já existentes. São cortados apenas os rebentos velhos que tiveram flores, justamente por cima dos rebentos novos. A ter em consideração: os botões para o próximo ano são criados desde inícios de agosto até meados de setembro. Depois disso, a planta entra na sua fase de repouso. Nessa altura já não deve cortar nada, para que as flores futuras permaneçam preservadas.

Medidas no inverno:

Antes das primeiras geadas deverá transferir as hortênsias para um local de abrigo adequado para o inverno. Elas devem ser mantidas a temperaturas entre os 4 e os 8°C, não importa se no escuro ou com luz. O abrigo de inverno ideal é uma cave bem arejada e livre de geadas. A partir de janeiro ou fevereiro, poderá transferi-las para um local um pouco menos frio. A temperatura não deve no entanto exceder os 20°C no máximo. Nessa altura recomenda-se que as hortênsias tenham luz solar plena, o que é possível por exemplo em estufas ou jardins interiores. As hortênsias em vaso podem ser colocadas ao ar livre a partir do início da floração, geralmente em maio. As hortênsias perdem as folhas no inverno. É aconselhável retirar as folhas secas para prevenir o aparecimento de doenças.

A nossa dica

Hortênsias com flores de cor azul precisam de um solo ácido (pH 3,5 a 4,5). Se forem plantadas em solos neutros ou calcários (pH > 5), as flores tornam-se violetas. Para melhor preservar a cor azul das flores, é possível utilizar um corante azul especial à base de alumínio.

Productos adecuados para el cuidado de Hortênsias

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO