compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Ervas aromáticas, frutas e legumes
  5. Especial bagas: tudo acerca destas frutas poderosas

Especial bagas: tudo acerca destas frutas poderosas

As bagas não são apenas deliciosas, são também poderosas: elas contém muitas vitaminas, fortalecem o nosso sistema imunitário e algumas até possuem características anti-inflamatórias. Não é portanto de admirar que a colheita de bagas no verão seja para muita gente um dos pontos altos do ano no jardim. Saiba aqui mais sobre as diferentes variedades de bagas e os cuidados a ter para conseguir uma boa colheita.

Bagas deliciosas para o seu jardim

doces

Morangos

ácidas

Groselhas

frescas

Framboesas

saborosa

Amoras

Nem todas as bagas são parecidas

Sabia que em termos botânicos, também as bananas, as tâmaras, os tomates, os pimentos e as beringelas são consideradas bagas? Uma baga é um fruto que se solta da planta permanecendo fechado e que também não se abre enquanto amadurece.

compo image

Colher bagas deliciosas: será fácil com estas dicas

Torna-se mais fácil conseguir uma colheita bem sucedida, se optar por comprar variedades robustas e cuidar delas corretamente. Um substrato adequado, nutrientes suficientes e rega regular são fundamentais.

O solo ideal para bagas

As bagas preferem geralmente solo solto e rico em húmus. Utilize um substrato de qualidade elevada para plantar bagas, cuja composição vai ao encontro das necessidades específicas dessas plantas. Por fim, regue generosamente. Mas cuidado: deve certificar-se de que não há risco das plantas ficarem encharcadas. Se o solo for demasiado argiloso, poderá enriquecê-lo com composto, folhas ou areia. O pH do solo deve situar-se idealmente entre os 5,5 e 6,0 (ligeiramente ácido).

O fornecimento ideal de nutrientes

As plantas só desenvolvem frutos doces e em grande quantidade, se disporem de nutrientes suficientes. Assim que aparecerem os primeiros rebentos, pode apoiar o crescimento com fertilizante. Se preferir uma fertilização por cada estação, deve utilizar um fertilizante de longa duração.

Os arbustos de bagas requerem cuidados dedicados também após a colheita. Assim pode mimar as suas plantas: comece por retirar as ervas daninhas por baixo dos arbustos, depois solte o solo com um ancinho ou outra ferramenta e incorpore um fertilizante para bagas. Cubra por fim o solo à volta com restos secos de jardinagem, tais como relva cortada, ou palha. Cubra o solo por baixo dos seus morangueiros com palha durante a época principal de crescimento - assim irá prevenir podridão, bolor e sujidade. Aplica-se a seguinte regra às groselhas: visto que têm raízes pouco profundas, deve ter cuidado ao trabalhar a superfície do solo com uma forquilha, por exemplo!

Quando poderá colher as bagas?

A altura da colheita depende da variedade (se tem flores precoces, tardias, tem frutos mais do que uma vez, etc.) e da utilização pretendida. Quanto mais tempo esperar e mais sol as bagas apanharem, mais doces e deliciosas serão. Deve por isso colher as bagas para consumo direto o mais tarde possível, enquanto que as bagas para fazer doces e geleias devem ser colhidas antes de estarem totalmente maduras. Os morangos podem ser colhidos com frequência já antes do verão. Já as groselhas amadurecem um pouco mais tarde, sendo possível colhê-las entre finais de junho e agosto. A framboesas e as amoras podem ser colhidas entre julho e meados de outubro.

A poda dos arbustos de bagas: assim ficam os arbustos com "vontade" de produzir frutos

Logo a seguir à colheita ou ao final do inverno, deverá cortar os ramos mais velhos para que os rebentos mais jovens se possam desenvolver melhor - pois são estes que dão frutos. Corta-se os ramos mais velhos com três a quatro anos para que os rebentos jovens a partir da raíz se possam desenvolver melhor. Rebentos jovens que forem fracos ou ramificações laterais demasiado próximas umas às outras devem igualmente ser cortados. No caso das framboesas e das amoras, são mantidos apenas os rebentos que aparecerem no ano anterior. Os rebentos velhos com dois anos são cortados rente ao solo depois da colheita.

compo image

Pragas e doenças causadas por fungos nos morangos

Os caracóis têm uma predileção especial pelos morangos. Eles atacam os morangos e outros legumes durante a noite e conseguem destruir uma colheita inteira. A invasão pode ser contida com recurso a produtos para combater caracóis. Além de uma barreira natural de cálcio das conchas contra caracóis, encontrará na nossa gama de produtos também diferentes tipos de granulado com uma substância ativa contra lesmas.

Entre as doenças típicas causadas por fungos que assolam os morangos conta-se a doença das manchas brancas ou escuras. Nesse caso aparecem durante a altura da colheita manchas circulares com 1 a 4 mm de tamanho nas folhas. No caso da doenças das manchas brancas, as manchas foliares são de cor branca com rebordos escuros enquanto que na outra variante aparecem manchas escuras avermelhadas. Quanto mais fortemente atacadas, mais as manchas se fundem umas nas outras. Para combater estas doenças recomendamos um fungicida, por exemplo na forma de um spray pronto a usar ou então em concentrado para caldas.

Pragas e doenças causadas por fungos nas framboesas

A praga dos besouros da framboesa é um dos problemas mais conhecidos das framboesas de verão. Em maio, depois da hibernação, estes besouros procuram alimento sobretudo nas plantas que produzem frutos. As fêmeas depositam os seus ovos depois da fecundação nas flores das framboesas. Assim que as larvas eclodem, começam a alimentar-se dos frutos enquanto estes amadurecem, pelo que a colheita de framboesas se torna muito mais reduzida.

Uma doença causada por fungos que ataca frequentemente as framboesas é a ferrugem das framboesas. Esta doença pode facilmente ser identificada pelas manchas verdes a amarelas na parte superior das folhas. Na parte inferior das folhas, as manchas são intensamente alaranjadas e tornam-se castanhas a pretas com o decorrer do tempo. Se os arbustos forem fortemente atacados, a consequência será uma queda prematura das folhas. Também neste caso poderá recorrer a um fungicida para impedir que a doença se espalhe e evitar novas infestações.

Produtos adequados para o cultivo de bagas no próprio jardim

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO