Características

Malaguetas

compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
médio

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros, terraço, varanda, interior
Altura da planta:
até 80 cm
Cor da flor:
Flores brancas em estrela

Correct planting

Plantar malaguetas

Local:

As malaguetas, das quais o piri-piri é o mais conhecido em Portugal, são oriundas da América do Sul e preferem por isso um local quente e com muito sol. Existem muitas variedades de malaguetas, desde Jalapeño, Habanero, até Cayenne (também chamada pimenta-de-caiena) ou Thai, que variam não só no seu aspeto e na sua cor, mas também a nível do picante que contém. O picante é causado pela capsaicina contida na malagueta, cujo teor pode ser maior ou menor, conforme a variedade.

A maioria das variedades de malaguetas precisam de mais calor do que outros frutos, como por exemplo o tomate. Assim, elas crescem especialmente bem numa estufa ou na proximidade de uma parede de casa bem protegida. As malaguetas preferem um solo solto e rico em nutrientes, pelo que se recomenda um substrato especial para hortaliças.

Cultivo:

Conforme a variedade, são precisos entre 60 a 120 dias desde a semeadura até à colheita das malaguetas. Pode por isso começar a semeá-las já em fevereiro ou março, desde que estejam protegidas numa estufa ou no parapeito interior de uma janela. Antes de semear, é aconselhável mergulhar as sementes durante algumas horas em água morna, pois são por vezes de difícil germinação. Desta forma estimula-se a germinação e a planta pode desenvolver-se melhor. As sementes são de seguida semeadas num vaso, para esse efeito pressione-as aproximadamente um centímetro para dentro da terra e regue-as generosamente. 

Plantar:

As plantas podem ser transferidas para o exterior a partir de meados de maio. Elas continuam sempre a precisar de um local quente e ensolarado, pelo que se recomenda a plantação de malaguetas em vasos. Outra vantagem: o local da planta pode ser corrigido ao longo do ano, para que obtenha sempre sol suficiente. Se quiser plantar malaguetas em canteiros no jardim, deve respeitar uma distância entre plantas de 30-40 cm.

Correct care

Cuidar de malaguetas

Rega:

As malaguetas precisam de muita água e devem ser regadas diariamente ou de dois em dois dias. Algumas das variedades particularmente picantes também podem ser regadas com menos frequência: a planta desenvolve mais capsaicina se tiver menos água, o que torna as malaguetas ainda mais picantes. Ainda assim não deve deixá-las secar - verifique por isso diariamente se a terra secou.

Fertilização:

A malagueta é uma planta com elevada necessidade de nutrientes, à semelhança dos pimentos. Aconselhamos a aplicação direta na altura da plantação de um fertilizante de longa duração com lã de ovelha no buraco de plantio. O fertilizante é libertado aos poucos durante vários meses e a lã de ovelha melhora a capacidade de armazenamento de humidade no início de vida da planta. Em alternativa pode também usar um fertilizante líquido para hortaliças, sendo este acrescentado uma vez por semana à água da rega.

Colheita:

A partir de meados de julho pode começar com a colheita. Conforme a variedade, é possível que as malaguetas ainda estejam parcialmente verdes - a cor não é necessariamente uma indicação de que estão maduras ou não, pois esta é também influenciada pela quantidade de luz solar que a planta apanhou durante o crescimento. As malaguetas devem ser apanhadas o mais tardar quando começarem a enrugar-se. Utilize uma faca afiada para as retirar, de modo a não danificar rebentos e malaguetas que ainda não estão maduras.

Repouso de inverno:

As malaguetas são muitas vezes vendidas como plantas anuais devido à sua sensibilidade à geada, embora na realidade sejam plantas perenes. As malaguetas precisam de uma temperatura de 16 graus para passar o inverno, pelo que idealmente são mantidas dentro de casa durante o inverno. Durante o inverno, só deve regá-las muito raramente e também não precisam de fertilizante.

Produtos adequados para as suas malaguetas

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO