Características

Couve frisada

compo image
compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
baixo

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros, varanda, terraço, vasos
Altura da planta:
até 150 cm
Cor da flor:
nenhuns

Correct planting

Plantar couve frisada

Local:

A couve frisada (Brassica oleracea var. sabellica) é uma das hortaliças de inverno tradicionalmente mais populares na Alemanha. Este superalimento muito saudável pode tanto ser utilizado em ensopados, como também em saladas ou batidos. As variedades mais conhecidas na Alemanha são

  • "Ostfriesische Palme", de porte grande, resistente ao inverno, tradicional
  • "Westländer Winter", de porte médio, resistente à neve
  • "Niedrige Grüner Krauser", de porte pequeno, resistente ao inverno

Não é difícil cultivar estas hortaliças de inverno. Estas plantas precisam de muitos nutrientes para se desenvolver. O solo deve ser ligeiramente argiloso, rico em húmus e ter um pH neutro ou ligeiramente ácido. Além disso, estas couves preferem um local ao sol ou com sombra parcial. A couve frisada não faz exigências em relação às temperaturas.

Plantar:

Recomenda-se cultivar a planta primeiro num canteiro de semeadura ou em pequenos vasos. Passadas 6 a 8 semanas, as plantas jovens podem então ser plantadas individualmente entre meados de junho e meados de julho no local definitivo em campo aberto. Deve ter em consideração uma distância entre plantas de 50 x 50 cm. Idealmente, pode enriquecer antes o solo com um substrato especial para tomates e legumes. Este substrato deixa o solo mais solto e tem também uma ação fertilizante inicial, pois fornece nutrientes à planta. Depois de plantadas, deve regar as couves generosamente.

Se aparecerem ervas daninhas, devem ser removidas regularmente, para garantir que a couve frisada consiga ter luz solar suficiente e não tenha que dividir os nutrientes ou a água no solo com outras plantas.

A nossa dica

Certifique-se de que não volta a plantar esta couve no mesmo local antes de terem decorrido três anos, para evitar que o solo fique demasiado pobre e também para prevenir o aparecimento de doenças nestas plantas.

Correct care

Cuidar de couve frisada

Rega:

A couve frisada forma as suas folhas grandes no verão, pelo que sobretudo nessa altura a planta deve ter água suficiente. Em geral, estas couves devem ser regadas moderadamente, para que o solo permaneça húmido, mas sem ficar encharcado. Isso ajuda a prevenir o ataque do besouro-saltador, a chamada "pulga da terra", que poderia causar danos às couves. Empilhe a terra um pouco, criando pequenas valas para a água. Isso facilita o fornecimento da água e garante um óptimo desenvolvimento das plantas.

Fertilização:

Para um forte crescimento da planta, deve ser assegurado o fornecimento dos nutrientes necessários. Os fertilizantes com azoto e fósforo são particularmente indicados para esse efeito. Estes fertilizantes favorecem um crescimento forte e uma colheita rica, graças ao seu efeito duradouro. Em alternativa, pode também optar por um fertilizante líquido para frutas e legumes, com o qual a couve poderá ficar mais saborosa e ter um aroma mais intenso.

Colheita:

Antes de colher esta couve rica em vitaminas e minerais, recomendamos esperar pelas primeiras geadas de outuno ou inverno, conforme o clima, pois estas melhoram o sabor da couve frisada, tornando-a mais doce, suave e aromática. Se cortar primeiro as folhas inferiores, a couve poderá continuar a crescer e desenvolver-se para cima. Essas folhas exteriores precisam no entanto de mais tempo de cozedura do que as interiores.

Produtos adequados para o cultivo do couve frisada

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO