Características

Abóbora

compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros
Altura da planta:
1-2 m (em largura)
Cor da flor:
Amarelo

Correct planting

Plantar abóboras

Local:

A abóbora faz parte do outono, seja para fins decorativos, seja para consumo. Devido à sua origem subtropical, a abóbora prefere locais quentes e ensolarados com humidade suficiente. Uma vez que estas plantas com as suas folhas e frutos grandes têm uma elevada necessidade de nutrientes, elas precisam de solo rico em nutrientes e húmus. Uma boa escolha para este efeito são canteiros elevados ou com composto. O local ideal é ao pé de uma pilha de compostagem, onde o solo fica húmido devido à água escoada da compostagem. Além disso, é preciso ter em consideração que a abóbora gosta muito de criar ramificações extensas junto ao chão. Quem não tiver espaço suficiente, pode no entanto deixar estas plantas também trepar uma cerca, por exemplo.

Plantar:

A abóbora é sensível ao frio e por isso só deve ser semeada em campo aberto quando já não se esperam geadas. Recomendamos no entanto cultivá-la primeiro numa estufa ou no parapeito interior de uma janela de casa, a partir de abril. Introduza para esse efeito as pevides verticalmente e a uma profundidade de 2 cm em pequenos vasos com substrato de plantio ou substrato para ervas aromáticas.

Esta fase de cultivo prévio não deve estender-se a mais de 3 a 4 semanas. Assim que as plantas de abóbora tiverem três folhas definitivas, poderão ser plantadas a partir de maio no jardim, com uma distância de 100 cm entre plantas. A partir daí é preciso ficar atento ao eventual aparecimento de caracóis a deliciarem-se com as folhas.

A nossa dica

A abóbora é uma planta anual. Existem variedades que permitem utilizar as pevides obtidas a partir das abóboras para as semear no ano seguinte. As pevides devem ser tiradas da polpa das abóboras e deixadas a secar.

Correct care

Cuidar de abóboras

Rega:

As plantas devem ser bem regadas, sobretudo logo a seguir ao plantio. Tendo em conta que é preciso muita humidade para as folhas e frutos grandes destas plantas, aconselhamos regá-las a cada 2 ou 3 dias, em períodos de seca, e até diariamente no verão, quando há tempo quente. Em suma, há que assegurar uma humidade constante do solo, mas evitando que as plantas fiquem encharcadas.

Fertilização:

Para uma colheita rica, é importante que o solo contenha muitos nutrientes. Assim, a escolha do fertilizante certo assume grande importância. Um fertilizante natural à base de guano é ideal para abóboras, pois melhora a formação de húmus e torna o solo mais fértil. Um fertilizante mineral ajuda especialmente as plantas jovens a crescerem mais rapidamente. O resultado são plantas de crescimento mais rápido e abóboras maiores. Outra prática comprovada consiste em enriquecer a terra com composto.

Colheita:

Assim que houver as primeiras abóboras maiores, pode colocar pequenas barras de madeira ou palha por baixo destas para evitar que possam começar a apodrecer e para as manter mais limpas.

Os caules das abóboras começam a ficar castanhos e secos a partir do final do verão. As abóboras podem ser colhidas assim que soarem ocas ao bater nelas e utilizadas para fins decorativos ou culinários, se for uma variedade para consumo. Visto que as plantas são sensíveis ao frio, deve concluir a colheita antes das primeiras geadas.

Armazenamento:

Para poder armazenar as abóboras com sucesso, é preciso que a casca não esteja danificada e que eventuais restos de terra tenham sido limpos. As abóboras também não devem ser empilhadas. Conforme a variedade, o prazo de validade das abóboras é de 2 a 7 meses. Para armazenar abóboras é preciso um local fresco, seco, com pouca luz e protegido de roedores.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO