Características

Beterraba

compo image
Rote Bete

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de colheita

Características

Planting location:
Horta ou vaso
Altura da planta:
40 cm
Cor da flor:
Branco

Correct planting

Plantar beterraba

Local

A beterraba é um dos legumes mais saudáveis que há. A razão para isso consiste no corante vermelho betanina e no teor alto em proteína, vitamina C, potássio e ácido fólico. Já deu para ver: vale mesmo a pena plantar este legume delicioso na própria horta. Escolha para isso um local com bastante sol. As plantas crescem especialmente bem num solo solto e com terra fina. Plante este legume com elevada necessidade de nutrientes apenas em locais onde antes cresciam plantas com necessidades menos acentuadas de nutrientes, para garantir que dispõe de um solo fértil. Enriqueça o solo com composto, se necessário, para que tenha um teor suficiente em nutrientes.

Quer cultivar beterraba na sua varanda? Então o melhor é utilizar vasos com uma profundidade mínima de 30 cm. As variedades "baby" podem ser plantadas também em vasos mais baixos.

Plantar

A beterraba pode ser semeada em campo aberto a partir de junho. Se não conseguir esperar até lá, pode também começar a semear em finais de abril ou comprar plantas jovens. Nesse caso deve no entanto arranjar proteção contra o frio e as geadas, como por exemplo uma malha especial ou palha. Caso contrário, a beterraba tenderá a crescer demasiado em altura, investindo toda a sua energia nas flores e não nos frutos. Para a semeadura, prepare valas com uma profundidade de 2-3 cm recorrendo a uma corda de plantio, por exemplo. Ao deitar uma semente a cada 8 centímetros nas valas, evita a necessidade de separar as plantinhas mais tarde. Faça novas valas a cada 25 cm e, quando acabar de semear, cubra tudo com terra solta.

Correct care

Cuidar de beterraba

Rega

Mantenha o substrato da beterraba sempre húmido, sobretudo durante a germinação. Conforme o tempo, poderá ser necessário regar diariamente para que também as raízes mais fundas consigam obter humidade suficiente. Deve evitar no entanto que a planta fique encharcada, pois isso pode fazer as raízes apodrecer.

Fertilização

Estas plantas com elevada necessidade de nutrientes precisam de ser fertilizadas com regularidade durante o período principal de crescimento. Assim, recomenda-se uma fertilização a cada duas ou três semanas a partir do momento que as plantas formam raízes tuberosas. Para esse efeito, um fertilizante líquido orgânico para frutas e legumes representa uma boa escolha.

Colheita

As primeiras beterrabas grandes podem ser colhidas cerca de três a quatro meses depois de semear. As beterrabas mais jovens são mais aromáticas e saborosas. Quanto mais tempo passa, maior será o teor em água. Não espere tanto tempo até que se comecem a formar anéis brancos na polpa das beterrabas.

Armazenamento

Quer desfrutar das suas próprias beterrabas até mesmo no inverno? Então espere até julho para semear e terá a colheita em outubro. Mas cuidado: as beterrabas não se dão bem com as geadas. As beterrabas devem ser colhidas puxando-as lentamente da terra para fora, para não as danificar. Se ficarem riscadas, podem apodrecer mais depressa. Retire as folhas com um movimento giratório e armazene as beterrabas numa caixa de areia húmida num local escuro e fresco.

produtos adequados para o cultivo do beterraba

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO