Características

Pepino

compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
médio

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros, estufa, varanda, terraço
Altura da planta:
1-4 m
Cor da flor:
Amarelo

Correct planting

Plantar pepinos

Local:

Visto que o pepino é originalmente oriundo das regiões quentes do sudeste da Ásia, precisa de muita luz e calor. Assim, o local ideal para esta planta é numa estufa na parte traseira e do lado oposto á incidência direta do sol. Em alternativa, serve um local protegido do vento e com bastante luz solar num canteiro ou num vaso grande. Tendo em conta que este legume precisa de muitos nutrientes, só deve voltar a cultivá-lo no mesmo local passados quatro anos. O pepino gosta muito da companhia de outros legumes, como por exemplo o tomate ou o pimento. O solo deve ainda conter muitos nutrientes, ser solto e rico em húmus.

Plantar

Para plantar pepinos, pode optar entre cultivá-los primeiro em vaso, semeá-los diretamente em campo aberto ou comprar as plantas jovens. Ao comprar sementes ou plantas deve prestar atenção à variedade, pois algumas são indicadas para plantio em campo aberto enquanto outras são para estufas.

Pode começar a cultivar pepinos no parapeito interior de uma janela a partir do início de maio. Tendo em conta que as raízes são muito sensíveis, recomendamos deitar as sementes a uma temperatura de pelo menos 25°C individualmente em pequenos vasos especiais para plantio. Estes vasos são biodegradáveis e podem mais tarde ser colocados diretamente na terra da sua horta. Assim que as sementes começarem a germinar, coloque os vasos num local menos quente. Passadas duas a três semanas, deverá transplantar as plantinhas jovens para o canteiro ou para vasos grandes. Enriqueça antes o solo com composto ou um fertilizante sólido biológico para legumes, de modo a providenciar os nutrientes necessários. Se houver geada nocturna inesperada, deve tapar as plantas com uma malha adequada.

Isso também se aplica ao semear diretamente em campo aberto. A temperatura ao nível do solo não deve ser inferior a 12°C durante o dia. Abra de metro em metro pequenas fendas no solo em forma de cruz e deite 3 a 5 sementes nestas fendas.

A nossa dica:

Em campo aberto, tape as plantas jovens durante os primeiros dias com um frasco de vidro. O clima quente tropical criado debaixo do vidro melhora o crescimento e mantém os caracóis afastados. Não se esqueça de regar!

Correct care

Cuidar de pepinos

Rega:

Estas plantas precisam de muita água, sobretudo quando estão a formar os pepinos. Deve regar diariamente no verão, mas com o cuidado de evitar que fiquem encharcados. Água morna previne o risco das raízes apodrecerem e evita que os pepinos tenham um sabor amargo mais tarde. Distribua uma fina camada de relva cortada seca à volta das plantas para evitar que a água possa evaporar demasiado depressa.

Na estufa, deve ter os seguintes cuidados: arejar regularmente a estufa, para que as folhas possam secar, o que reduz o risco de serem atacadas por oídio.

Fertilização:

Os pepinos precisam não só de muita água, mas também de nutrientes suficientes. Deve fertilizar semanalmente com um fertilizante líquido orgânico para legumes ou então de quatro em quatro semanas com farinha de chifres. O resultado será uma colheita melhor.

Poda:

As plantas de pepino gostam de criar ramificações muito extensas que podem chegar aos quatro metros. Assim, recomenda-se cortar algumas partes de tempos em tempos. Retire todos os frutos inferiores e rebentos laterais até uma altura de 50 cm acima do chão. Assim que o rebento principal tiver ultrapassado o comprimento desejado, pode cortá-lo para o manter com esse comprimento e assim favorecer o crescimento dos rebentos laterais. Retire também as primeiras flores, pois assim irão formar-se mais flores e frutos depois.

Para os pepinos em estufas recomenda-se a utilização de estruturas em rede para trepar feitas de arame ou cordas. Para os pepinos em campo aberto pode recorrer a uma espaldeira para evitar que os pepinos fiquem deitados no chão.

Colheita:

Dois meses mais tarde, pode colher os primeiros pepinos. Para os colher, o melhor é cortá-los diretamente da planta, assim podem crescer mais pepinos.

Produtos adequados para a cultura do pepino

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO