Características

Citrinos

compo image
compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
médio

Período de floração

Características

Planting location:
Terraço, varanda (vaso), jardim (regiões amenas)
Altura da planta:
0,5-1,5 m
Cor da flor:
Branco

Correct planting

Plantar citrinos

Local:

Há diversas variedades de citrinos, como por exemplo limões, laranjas, tangerinas, limas ou toranjas. Estas árvores de folhagem perene não são apenas beldades verdes, mas ainda nos oferecem as suas flores e os seus frutos. Na altura da floração, entre março e agosto, encantam com as suas flores brancas, muitas vezes em forma de estrela e que ainda por cima emanam um perfume agradável. No verão, os frutos comestíveis brilham em tons de amarelo e laranja no meio do verde. Os citrinos preferem locais cheios de sol e quentes. As temperaturas no verão devem rondar os 20 a 25°C. Nas regiões mais frias, recomenda-se uma varanda ou um terraço protegido ou mesmo um lugar à janela dentro de casa. Em geral aplica-se: quanto mais luz houver no local, mais calor suportam estas plantas. Ao plantar um citrino no jardim ou na horta, recomenda-se um local protegido, sobretudo de vento e chuva forte. Estas plantas atingem alturas entre 0,5 e 1,5 m ou mais, nalgumas regiões.

Plantar:

Se forem plantadas em vaso, aconselhamos mudar a terra destas beldades de origem asiática a cada 2 a 3 anos. O ideal é um substrato especial com areia de quartzo e uma combinação de nutrientes adequada para estas plantas. Se as raízes da planta se tiverem distribuído por todo o substrato, deverá escolher um vaso maior ao mudar a terra. O vaso deve ter boas capacidades de drenagem da água, para evitar que a planta possa ficar encharcada.

Correct care

Cuidar de citrinos

Rega:

Deverá manter a terra húmida de forma uniforme. Os citrinos não gostam de seca prolongada, nem muita humidade de forma permanente. Se o torrão secar totalmente, a planta perde as folhas, as flores e os frutos. Se ficar encharcada, a planta perde igualmente as folhas e as pontas dos rebentos. Quando os dias se tornam quentes, já não faz frio à noite e não há chuva, pode regar a planta diariamente. A rega deve ser feita com água da torneira com um grau de dureza normal, para favorecer o crescimento dos citrinos, uma vez que necessitam de bastante cálcio. Se fizer frio, recomendamos no entanto que deixe a água parada durante algum tempo para ficar à temperatura ambiente.

Fertilizar:

Para os citrinos aconselhamos duas aplicações de fertilizante líquido especial por semana, da primavera ao outono (março a outubro). Isso mantém a planta forte e saudável.

Poda:

A poda da planta deve ser feita quando necessário, em geral recomendamos deixar passar alguns anos entre cada poda. Em vez disso, aconselhamos-lhe a cortar apenas as pontas dos rebentos, mas com maior frequência. Assim, a planta perde pouca força e pode formar uma coroa bonita e compacta. Se for preciso fazer a poda, a melhor altura é fevereiro ou março.

Medidas no inverno:

Nas regiões mais frias torna-se necessário, por causa da sua sensibilidade à geada, transferir os citrinos para um abrigo de inverno e nesse caso só devem novamente ser colocadas no exterior a partir de finais de maio. Um local com luz solar e temperaturas entre os 5 e os 10 graus é o ideal para a hibernação. Isso pode ser por exemplo um jardim interior ou mesmo as escadas de um prédio, desde que tenham janelas. Se os citrinos forem colocados numa divisão mais escura, ocorre a perda das folhas. Durante a hibernação, a rega deve ser mínima. Uma rega a cada 4 ou 6 semanas é suficiente, a não ser que o local tenha temperaturas acima dos 10°C. Nesse caso, deve regar com mais frequência. Se as plantas tiverem crescido em demasia, pode cortar os ramos até à madeira antiga antes de as voltar a transferir para o exterior. As plantas são sensíveis após a hibernação, pelo que deve ter o cuidado de não as expor demasiado depressa ao sol pleno, pois poderão queimar-se.

Produtos adequados para o cultivo de citrinos

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO