compo image

Vamos acordar, chegou a primavera!

Cura da primavera para citrinos

Os limoeiros, as laranjeiras e outros citrinos apanham carradas de sol nas regiões subtropicais - é natural que não gostem do tempo frio, húmido e cinzento nas regiões mais frias. É por isso que nas regiões mais frias se deve transferir os citrinos muito atempadamente para o seu abrigo de inverno. Quando na primavera as temperaturas voltam a subir, pode novamente transferir os citrinos sensíveis para o ar livre. Mas cuidado: tal e qual como nós, os citrinos também levam o seu tempo a habituar-se à mudança de estação. Com estas cinco dicas pode acordá-los de forma suave da sua hibernação e prepará-los para a primavera.

compo image

Habitue os seus citrinos lentamente ao sol

Os citrinos adoram o sol, mas precisam de tempo para se voltar a habituar aos seus raios quentes após a hibernação de inverno. Não só as pessoas podem apanhar um escaldão, também as plantas podem sofrer queimaduras nas folhas, se forem expostas demasiado cedo e por demasiado tempo ao sol. É por isso preferível começar por deixar os citrinos apenas durante algumas horas ao ar livre, quando chegam os primeiros dias quentes do ano. Se o tempo continuar bom, pode deixar as plantas cada vez mais tempo. Nas regiões frias, só deve deixar os citrinos ao ar livre a tempo inteiro quando é absolutamente certo não haver mais geadas, por norma só a partir de finais de maio.

compo image

O local ideal: quente, seco e ao abrigo do vento

Assim que os citrinos se tiverem novamente habituado às temperaturas mais quentes, passam a preferir os locais quentes e com sol pleno. Para um desenvolvimento saudável, as temperaturas no verão devem rondar os 20 a 25°C. Em geral aplica-se: quanto mais luz houver no local, mais calor suportam estas plantas sedentas de sol. Elas não gostam nada de vento e de chuva - um local protegido é por isso fundamental.

Podar citrinos corretamente

Se quiser fazer uma poda mais extensa à copa de um citrino, recomendamos-lhe que o faça no período de repouso vegetativo; nas regiões frias, a altura ideal é no início da primavera, antes de os transferir para o ar livre. É importante retirar por completo os ramos mal direcionados, pois se apenas encurtar os ramos, eles voltam a criar rebentos laterais, tornando a copa ainda mais densa.

compo image

Os citrinos em vasos precisam de mudas regulares

Uma contribuição importante para o crescimento ideal destas beldades asiáticas consiste em mudas regulares, a cada dois a três anos. Recomendamos para esse efeito um substrato especialmente adequado às suas necessidades. A altura ideal é no início da primavera, por exemplo em março. Se as raízes tiverem preenchido o substrato por completo, recomenda-se para a muda um vaso com mais cinco centímetros no máximo, tendo o cuidado de providenciar uma boa drenagem de água, para evitar que a planta possa ficar encharcada.

Mais produtos para os seus citrinos

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO