compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas para vasos e varandas
  5. Um ambiente exótico em casa: sinta-se de férias na sua varanda

Um ambiente exótico em casa

Estas plantas criam um ambiente de férias na sua varanda

Porquê olhar para o longe, quando um dos destinos de viagem mais belos fica diretamente a seguir à porta da sua varanda? Não importa o espaço que tem: com a seleção certa de plantas de vaso transforma a sua varanda num oásis de bem-estar. Deixe-se seduzir por flores exóticas, perfumes divinais e citrinos refrescante - e não vai demorar muito até que não vai querer sair mais do seu novo destino de férias preferido.!

Redescubra os clássicos

Não precisa sempre de plantas muito exóticas para transformar a sua varanda num mar de flores coloridas. Também determinadas flores bem conhecidas são perfeitas para criar um ambiente na sua varanda que faz lembrar terras distantes. As begónias, as petúnias e as fuchsias são populares pelas suas flores exuberantes e a sua origem é a América do Sul. Conforme a variedade, é possível ter begónias com flores de quase todas as cores e ainda por cima são fáceis de cuidar. Uma característica especial das petúnias são as suas flores em forma de trombeta - na maior parte das vezes em branco, cor-de-rosa, vermelho ou azul e por vezes mesmo com padrões irregulares ou ás riscas. As fuchsias oferecem flores muito belas e ainda por cima existem mais de 100 variedades. Estas plantas são ideais para criar um ambiente exótico bem diversificado na sua varanda.

compo image

Traga os perfumes do mundo inteiro para a sua casa

É claro que os cheiros característicos não podem faltar num ambiente que pretende fazer lembrar países distantes. Uma planta ideal para esse efeito e que convida para uma viagem perfumada sem sair do sítio, é o gerânio de cheiro, por exemplo. Esta variedade oferece algo especial, embora seja relativamente discreta quando comparada com os gerânios atuais do tipo francês cheios de flores. Existem variedades com as mais diversas formas, cores e tamanhos de folhas. Estas plantas possuem na parte inferior das folhas pequenas glândulas que espalham o seu perfume. Estas abrem-se e espalham um óleo bem perfumado ao serem esfregadas ou mesmo só tocadas. Limão, laranja, maçã, hortelã ou até chocolate: os gerânios de cheiro trazem-lhe perfumes intensos a lembrar países distantes para a sua varanda.

Plantas exóticas com cores suaves

Prefere algo mais discreto? Então deixe-nos sugerir-lhe a bacopa ornamental (Sutera cordata). Esta planta é oriunda da África do Sul e desenvolve inúmeras flores brancas que parecem flocos de neve ao dançarem ligeiramente na brisa do verão. Ela floresce entre maio e outubro, também com flores suavemente violetas ou cor-de-rosa.  Também as variedades anãs das roseiras, originalmente oriundas do Médio Oriente e da China, representam uma boa escolha com as suas belas flores e o seu perfume agradável. As vantagens: são compactas, espessas e florescem incansavelmente durante o verão inteiro. Das roseiras anãs há tantas cores e formas de flor como no caso das roseiras normais.

compo image

Inquilinos verdes vindos de países distantes

Também apreciamos muito os citrinos, embora nem sempre sejam fáceis de cultivar. Os citrinos são oriundos do Sul, pelo que nas regiões mais frias só ficam à vontade durante o verão e precisam de passar o inverno abrigados das geadas. Pelo menos a maior parte dos citrinos. Porque agora existem novas variedades de limoeiros, laranjeiras e outros citrinos que foram criadas para tolerarem temperaturas negativas. Se forem deixados num local protegido e bem tapados, sobrevivem também nas regiões mais frias o inverno ao ar livre sem problemas e recompensam-nos no verão com flores perfumadas e frutos sumarentos. Outras plantas adequadas são por exemplo o loureiro, o loendro, a lavanda ou o alecrim. Para cada uma destas plantas há que lhes providenciar as condições que precisam para se desenvolverem de forma saudável. Os nossos substratos especiais são formulados precisamente para as necessidades individuais de determinadas plantas e possuem uma boa capacidade de armazenamento de água e ar, pelo que favorecem o desenvolvimento ideal das plantas.

compo image

Retrato dos citrinos

Há diversas variedades de citrinos, como por exemplo limões, laranjas, tangerinas, limas ou toranjas. Aqui encontra tudo sobre os citrinos.

saber mais

O que deve ter em consideração para plantas em cachepots

Nas mudas, tenha o cuidado de escolher vasos que sejam pelo menos 3 a 4 centímetros maiores do que o torrão das plantas. No fundo do vaso deve haver sempre pelo menos um furo para garantir a drenagem da água. Utilize pratos para evitar que a varanda ou o terraço se suje devido à água da rega a sair dos vasos. O substrato deve providenciar estabilidade. Isso significa que não deve "colapsar" para dentro ao ser regada. As raízes desenvolvem-se melhor com substrato estável, o que faz a planta produzir mais rebentos e crescer melhor. Substratos especiais de qualidade contém para esse efeito por exemplo perlite ou húmus de casca de árvore que permitem o arejamento das raízes e aumentam a capacidade de armazenamento de água.

Cuidar corretamente de plantas de vaso e de varanda

Com plantas de flores exuberantes em vasos ou noutro tipo de plantador, qualquer zona exterior de um edifício torna-se num oásis verde. Esta decoração viva requer no entanto alguns cuidados. Com estas sete dicas, as suas plantas de vaso irão ficar atraentes por muito mais tempo.

Ler mais

Estes produtos ajudam a cuidar das suas plantas de varanda

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO