Características

Batata

compo image

Necessita

Regar:
pouco
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
médio

Período de colheita

Características

Planting location:
Jardim
Altura da planta:
varia
Cor da flor:
Branco

Correct planting

Plantar batatas

Local:

Para alcançar uma colheita de batatas abundante, recomenda-se um solo solto, rico em húmus e arenoso-argiloso. Uma horta ensolarada é também ideal para o melhor crescimento destas plantas. Se o local tiver luz solar suficiente, pode cultivá-las primeiro em vasos grandes na varanda ou em frente a uma janela. Não se recomenda no entanto deixar as batateiras perto de tomateiras, pois estas apanham facilmente doenças nas folhas e podridão e podem transmitir essas doenças.

Plantar:

Há duas formas diferentes de começar a cultivar batatas. Pode comprar as sementes ou então obter sementes para a próxima estação a partir das bagas que se formam depois das flores e que deverá deixar secar.

Aconselhamos-lhe no entanto optar por batatas de plantação pré-germinadas, pois estas continuam a crescer na terra também com temperaturas baixas.

Correct care

Cuidar das batateiras

Rega:

Para um crescimento saudável, o solo deve ser mantido sempre ligeiramente húmido. As plantas devem ser regadas na presença de períodos de seca prolongados.

Batateiras em vasos devem ser regadas com mais regularidade, uma vez que as plantas não conseguem obter humidade da terra de forma natural. Elas devem ser regadas assim que a terra secar.

Fertilização:

As batateiras têm elevada necessidade de nutrientes e precisam portanto de um solo fértil. Assim, recomendamos enriquecer a terra já na primavera com composto, estrume de cavalo ou farinha de chifres. Depois do plantio, pode aplicar um fertilizante de longa duração para garantir uma colheita de batatas grandes e aromáticas.

Ao plantar em vasos, torna-se particularmente importante aplicar fertilizante para legumes, pois as plantas não podem retirar nutrientes do solo de forma natural. A fertilização melhora além disso a resistência das plantas.

Colheita:

Quando as folhas se tornam murchas e castanhas aproximadamente três meses após o plantio, chegou o momento certo para a colheita. Em primeiro lugar deve soltar a terra ligeiramente com uma forquilha de jardinagem, para depois poder retirar a planta da terra mais facilmente. Passe depois novamente com a forquilha pela terra. Muitas vezes ainda irá encontrar algumas batatas dessa forma. Para que a casca endureça e seja mais fácil retirar-lhe os restos de terra, recomenda-se secar as batatas ao sol.

Encontrou manchas verdes nas batatas? Então deve remover estas com uma faca antes do consumo das batatas, uma vez que contém muita solanina.

Armazenamento:

As batatas em bom estado e sem danos são ideais para serem armazenadas. Para esse efeito é importante ter um local escuro e fresco, mas protegido das geadas, como por exemplo uma cave. Se armazenar as batatas em caixas em camadas arejadas, não muito apertadas, poderá reduzir o risco de apodrecerem. Também é possível armazenar batatas numa vala de armazenamento cavada no jardim que é depois tapada para não entrar luz. A vala deve ser seca. O interior desta vala de armazenamento na terra deve estar revestido com malha fina ou tábuas de madeira, para impedir o acesso de roedores.

Se em março ainda lhe sobrarem batatas que tenham sido colhidas de plantas saudáveis (não devem ter tido doenças no verão), pode deixá-las germinar de novo.

A nossa dica:

Assim que a floração da planta tiver acabado, pode retirar cuidadosamente uma ou outra batata da terra. Depois deve tapar a zona das raízes novamente com terra. A planta pode então continuar a crescer, desde que não a arranque.

compo image

Note, por favor, que as flores das batateiras são venenosas!

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO