Características

Cerejeira

compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros
Altura da planta:
até 10 ou 30 m
Cor da flor:
Branco

Correct planting

Plantar cerejeiras

Local:

As cerejeiras preferem um local com sol pleno, de preferência orientado para sul. Isso é importante para a formação das suas flores e das cerejas. Conforme a espécie, estas árvores de fruto atingem até 8 metros (ginja) ou 20 metros (cereja). Uma cerejeira mais velha pode produzir até 1 milhão de flores em simultâneo, se tiver sido plantada num local favorável. As suas belas flores brancas ou cor-de-rosa dão nas vistas entre abril e maio. As cerejas aparecem depois da floração, ou seja, entre junho e julho. As cerejeiras preferem um solo solto, rico em nutrientes, de profundidade razoável e ligeiramente arenoso.

Plantar:

A altura ideal para plantar é no outono, pois a chuva favorece o crescimento das plantas jovens. Antes de plantar, deve ser aberto um buraco de plantio com o dobro do tamanho do torrão. Recomendamos acrescentar ao buraco uma camada de substrato de plantio para melhorar o enraizamento. Misture ainda a terra tirada do buraco com substrato de plantio na proporção 1:2. Este substrato apoia o crescimento forte e o desenvolvimento saudável das plantas. Ao plantar estas árvores, deve ter o cuidado de deixar o local de enxertia uns dez centímetros acima da superfície do solo. Encha de seguida o buraco de plantio com a mistura de terra descrita anteriormente, compacte a terra ligeiramente com os pés e regue muito bem. Insira uma estaca ao lado da jovem árvore para a apoiar contra o vento. A cerejeira deve ter espaço suficiente à volta, pelo menos 5 metros, para conseguir obter luz solar e ar suficiente.

A nossa dica

Se a variedade plantada não for autofértil, deve plantar pelo menos mais uma cerejeira nas proximidades, para garantir que ocorra a polinização cruzada.

Correct care

Cuidar de cerejeiras

Rega:

No início de vida desta árvore, deve haver um fornecimento de água sem interrupções. O mais tardar a partir do 2º ano depois de plantado, torna-se possível reduzir a rega para o mínimo, até porque as cerejeiras não suportam bem um solo demasiado húmido. Deve evitar a todo o custo que a planta fique encharcada. Na presença de períodos de seca prolongados, recomenda-se regar a árvore.

Fertilização:

Enriqueça o solo na primavera com uma camada de composto ou utilize um fertilizante orgânico de longa duração. O solo pode também ser enriquecido no verão com determinadas plantas e ervas indicadas para este efeito, a chamada cultura de sideração ou adubação verde. Uma adição regular de palha e folhagens secas é igualmente benéfica, pois evita que o solo seque demasiado depressa e garante o fornecimento de nutrientes na zona à volta das raízes.

Poda:

As cerejeiras precisam mesmo de ser podadas antes do plantio. O ramo central e 3 ou 4 outros ramos são cortados de modo a reduzir o seu comprimento em um terço. Tenha no entanto o cuidado de deixar o ramo central uns 20 cm mais comprido do que os rebentos laterais. Deixe sempre ficar pontas de 5 a 10 cm, pois quando os rebentos de cerejeira são cortados, têm tendência para secar até à base, o que poderia atacar o rebento principal. A poda de árvores mais velhas pode ser realizada no inverno e pode muito bem ser mais intensiva. Corte a partir da base todos os ramos doentes, secos ou que se cruzam. Após uma poda radical, a primeira colheita será pequena, mas a recompensa será uma abundante colheita no ano seguinte.

Medidas no inverno:

As cerejeiras mais velhas são resistentes ao inverno e suportam temperaturas até aos -28 graus. Aconselha-se no entanto proteger as cerejeiras jovens durante o inverno nos primeiros dois anos após a plantação. Para esse efeito pode enrolar as árvores com fita de juta. Em alternativa, pode também utilizar uma esteira de canas ou ráfia como proteção contra o frio. Outra proteção valiosa para o inverno consiste em pintar o tronco e os ramos grandes com um revestimento feito a partir de cal viva.

Produtos adequados ao cultivo de cerejas

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO