Características

Traça do inverno

compo image
compo image

Características

Planta hóspede:
Árvores de fruto (p. ex.: cerejeiras, macieiras, pereiras), árvores ornamentais (p. ex.: plátanos, tílias, carvalhos)
Symptoms:
Folhas, flores e frutas comidas
Appearance:
Lagarta verde com listra lateral branca e listra central verde-escura, atinge 2,5 cm (traça do inverno pequena), lagarta amarelo-avermelhada com lista central castanho-escura, atinge 3,5 cm (traça do inverno grande)

Período de infestação

Description

Traça do inverno

Distingue-se entre duas variedades: a traça do inverno pequena e a traça do inverno grande. As lagartas são fáceis de identificar pelo sua característica de se corcovar de forma pronunciada enquanto se deslocam. Elas alimentam-se de folhas, flores ou a partir do interior dos frutos, chegando mesmo a comer a totalidade das folhas em alguns casos. As lagartas da traça do inverno eclodem na altura em que surgem os rebentos novos das plantas e ficam a comer folhas, flores e frutos até inícios de junho. Nessa altura transformam-se e permanecem em crisálida até meados de outubro, sendo que surgem então os machos (com asas) e as fêmeas (sem asas). As fêmeas sobem então o tronco até à copa onde depositam os seus ovos.

Control

Assim pode combater a traça do inverno

Pode instalar anéis de cola no tronco entre outubro e meados de março (ca. 3 semanas após surgirem os primeiros rebentos novos) para impedir as fêmeas de depositar os ovos. Se encontrar ovos no tronco, remova-os com uma escova de arame. Os ovos depositados na copa podem ser combatidos em finais de fevereiro/inícios de março com produtos fitossanitários indicados para proteção dos rebentos das plantas.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO