Características

Cravina barbatus

compo image
compo image

Necessita

Regar:
pouco
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros, varanda, terraço, vasos
Altura da planta:
50-60 cm
Cor da flor:
Cor-de-rosa, vermelho, roxo, branco

Correct planting

Plantar cravina barbatus

Local:

A cravina barbatus (Dianthus barbatus) pertence à família dos cravos e é oriunda da Ásia Oriental e da Europa do Leste. Esta planta precisa de um local com sol pleno para o bom desenvolvimento da sua exuberante floração. Mesmo com sombra parcial, nota-se logo uma redução na floração e no crescimento da planta. Além disso, esta planta perene prefere um solo permeável e rico em húmus. É portanto uma boa ideia enriquecer o solo algumas semanas antes da plantação. Para esse efeito pode ser usado estrume de cavalo granulado ou composto para jardinagem.

Plantar:

A cravina barbatus não se encontra com frequência à venda já em forma de planta crescida. Se ainda assim conseguir encontrar uma, recomendamos que a plante em outubro para que possa desenvolver toda a sua floração esplêndida já na primavera seguinte. Isso também se aplica a plantas jovens cultivadas na estufa ou no parapeito.

As sementes desta planta são mais fáceis de encontrar no mercado. Em junho, as temperaturas já são suficientemente amenas e torna-se possível semear a cravina diretamente em canteiros no jardim (em valas com uma profundidade de aprox. 1 cm). Deve ser respeitada uma distância de aprox. 20 cm entre plantas, seja numa plantação em grupo ou em filas. Cubra as sementes com terra apenas de forma solta e regue-as regularmente até aparecerem os primeiros rebentos. As cravinas são plantas bienais, pelo que florescem apenas no segundo ano de vida.

Propagação:

Para reproduzir a planta nos anos seguintes, podem ser utilizadas as pequenas sementes que são retiradas das flores murchas em dias secos. Também se pode deixar que seja a própria planta a reproduzir-se pelas suas sementes depois das primeiras flores em maio ou junho, para isso é preciso não remover logo as flores secas. Se por outro lado já tiver demasiadas cravinas e quiser impedir que a planta se reproduza mais ainda, basta cortar as flores ainda antes de murcharem.

A nossa dica

Pode cultivar cravinas barbatus facilmente também no vaso na sua varanda ou terraço, desde que tenha um local ensolarado. O melhor ponto de partida para um verde intenso e flores fantásticas consiste em usar substrato especial para flores.

Correct care

Cuidar de cravina barbatus

Rega:

Uma rega regular é essencial, sobretudo durante a fase de germinação. Quando já é crescida, a cravina barbatus torna-se menos exigente e é até bastante robusta, mas ainda assim não se deve deixá-la totalmente sem atenção em dias mais quentes de verão.
Deve no entanto evitar que a planta fique encharcada, seja em que fase de crescimento for! Sobretudo nos meses de inverno há que garantir uma boa drenagem do solo, caso contrário a planta pode morrer.

Fertilização:

Apesar de não ser exigente, a cravina barbatus gosta de fertilizações regulares. Sobretudo durante a floração, é benéfico apoiar a planta com fertilizante. Para plantação em vaso recomenda-se um fertilizante líquido. Em canteiros, torna-se especialmente prático utilizar um fertilizante de longa duração. Nesse caso recomendamos um fertilizante de longa duração para plantas perenes, pois com apenas uma só aplicação consegue-se garantir o fornecimento dos nutrientes necessários durante toda a estação. O fornecimento de nutrientes é importante para estimular um crescimento saudável e uma floração rica.

Poda

Se cortar todos os ramos até perto do solo após a primeira floração, irá surgir mais tarde uma segunda geração de flores. Assim, pode prolongar facilmente o tempo de floração da cravina barbatus. Quando no fim a planta tiver perdido de vez as flores, pode arrancá-la e juntá-la à compostagem. Se no ano anterior tiver deixado a planta reproduzir-se sozinha pelas suas sementes, deve no entanto ter o cuidado de não danificar eventuais plantas jovens já germinadas.

compo image
Quotemark

A propagação colorida

Se apanhar as pequenas sementes das flores secas de uma variedade que originalmente tinha flores de uma só cor e voltar a semear estas sementes todos os anos, terá o prazer de encontrar mais tarde cravinas com flores de cores misturadas.

Rene Wadas, especialista fitossanitário

Productos adecuados para el cuidado de Cravina Barbatus

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO