O outono é uma altura muito boa para plantar roseiras. Estas são com frequência vendidas com as raízes nuas, ou seja, sem torrão. Estas plantas são logicamente muito sensíveis à desidratação devido às raízes descobertas. Elas devem ser plantadas imediatamente a seguir à compra. Conheça aqui todos os passos necessários para que as plantas tenham um bom começo no seu novo local.
Se estiver numa região fria, tape as roseiras com um pouco de terra a partir de novembro para as proteger das geadas e do vento.
Passo a passo
1
Corte os ramos das plantas, deixando aprox. 20 centímetros. Retire todas as raízes danificadas e faça um ligeiro corte nas pontas das raízes para estimular o crescimento de novas raízes. Hidrate a planta de seguida, deixando-a durante cerca de 12 horas antes do plantio num balde com água. Assim, as raízes irão absorver toda a água que conseguem. O nível da água deve chegar até ao local do enxerto.
2
Abra agora um buraco de plantio com um diâmetro de aprox. 40 centímetros. A profundidade deve ser suficiente para que as raízes não fiquem dobradas ao plantar a roseira. Trabalhe a terra no buraco de plantio para ficar solta, por forma a facilitar o enraizamento da planta. Preencha o buraco de plantio com substrato para roseiras. Insira a planta no buraco de plantio a uma altura de modo que o local do enxerto fique cinco centímetros debaixo do solo.
3
Aperte a terra e faça com a terra um pequeno dique em redor da planta. Assim, a água poderá chegar diretamente às raízes. Regue agora generosamente.
Mais informações sobre roseiras
Produtos adequados para cuidar de roseiras