Características

Calathea

compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
alto

Período de floração

Características

Planting location:
Interiores
Altura da planta:
30-60 cm
Cor da flor:
Roxo, cor de laranja

Correct planting

Cuidar da calathea

Local:

A calathea é uma planta de interiores cheia de estilo, com flores relativamente discretas. Ao fim da tarde, as suas folhas enrolam-se e voltam a desenrolar-se na manhã seguinte. Esta planta prefere um local com luz, mas sem luz solar direta. Ela também aceita um local com meia sombra, mas então este deve ser ameno. As calatheas, também chamadas de marantas, devem ser protegidas de correntes de ar frias. Elas precisam de bastante humidade (70-80%) e uma temperatura média entre os 22 e os 25 graus. No inverno, a temperatura em casa não deve baixar dos 18 graus.

Plantar:

A calathea deve ser mudada de dois em dois anos para um vaso maior. A altura ideal para isso é a primavera. Durante a muda, aconselhamos a verificar se o torrão apresenta raízes castanhas e podres e retirá-las, caso forem encontradas. Ao escolher um vaso novo, deve ter em atenção a forma: as raízes destas plantas são planas, pelo que o vaso deve ser mais largo do que profundo.

Reprodução:

A propagação da calathea deve ser feita na primavera por meio da divisão da planta mãe. Sacuda o resto da terra das raízes ao tirar a planta do vaso. As raízes da planta tem um formato bulboso. Ao dividir a planta mãe, cada parte resultante deverá ter algumas dessas raízes ou pelo menos um bulbo, para garantir que a planta se possa enraizar devidamente. Plante então as partes em vasos preparados com substrato novo para plantas verdes e palmeiras e regue-as no fim.

Correct care

Cuidar da calathea

Rega:

A calathea deve ser regada de forma regular entre abril e outubro, mas não em excesso. A rega deve ser reduzida durante a fase de repouso entre novembro e março. Não deve utilizar água dura da torneira. O ideal é água da chuva. Se não tiver água da chuva, também pode utilizar água da torneira, mas recomenda-se que deixe a água primeiro ficar estagnada durante 1 a 2 dias. Evite a todo o custo que o torrão seque por completo ou que fique encharcado.
As folhas da calathea devem ser borrifadas regularmente com água, para simular as condições do seu habitat original na América do Sul.

Fertilização:

A calathea tem uma necessidade baixa a moderada de nutrientes. Durante a fase de crescimento, aconselhamos a aplicação semanal de um fertilizante líquido especial para plantas verdes ou então a utilização de barrinhas de fertilizante a cada 3 meses. Nos meses de inverno, só deve aplicar fertilizante líquido uma vez por mês.

Cuidar das folhas:

Esta planta verde ornamental chama a atenção com as suas belas folhas. Visto que as suas grandes folhas verde escuras tendem rapidamente a ganhar uma camada de pó ou película pegajosa, recomendamos limpá-los regularmente com um pano húmido. Tenha cuidado para não dobrar os nervos das folhas durante a limpeza, pois iria danificá-los facilmente. Não passe a planta por água corrente, pois podia sofrer uma espécie de choque, com difícil recuperação.

Productos adecuados para el cuidado de calathea

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO