compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Fundamentos
  5. Plantação bem feita
  6. Mudar as plantas corretamente: um pequeno esforço, um grande efeito

Como se faz?

Mudar plantas de vaso: um pequeno esforço, um grande efeito

As suas plantas só se conseguem desenvolver de forma ideal se tiverem as condições ideais. Para que possam crescer de forma saudável, as suas plantas precisam não só de luz, água e nutrientes na medida certa, mas também: espaço suficiente. Infelizmente, esta condição tão fundamental é muitas vezes ignorada. Vamos explicar-lhe aqui a importância das mudas de vaso das plantas e indicar-lhe todos os passos necessários.

Porque deve mudar as suas plantas de vaso?

  1. As raízes não se conseguem continuar a desenvolver quando o vaso ficar preenchido de raízes ou se tornar demasiado pequeno - a consequência é que as suas plantas deixam de crescer da forma ideal.
  2. Ao mudar a planta de vaso, melhora-se ainda a estabilidade da planta e evita-se um crescimento unilateral.
  3. As plantas recém-compradas encontram-se com frequência em vasos demasiado pequenos e o espaço limitado para as raízes impede o desenvolvimento ideal das plantas.

Quando deve mudar as plantas e para que vasos?

A muda de uma planta para um vaso maior é recomendável a cada um a três anos, conforme o crescimento. Regra geral, é possível realizar a muda de vaso das plantas a qualquer altura do ano, mas a altura ideal situa-se no início da fase de crescimento entre fevereiro e abril. O mais tardar quando as raízes tiverem preenchido toda a terra, deve procurar um vaso novo para a sua planta. O vaso deve ter mais 2 a 3 cm do que o antigo. No caso das plantas mais velhas e que não são mudadas todos os anos, o diâmetro deve ser 5 a 6 cm maior que o do vaso antigo. Aproveite a muda para verificar se a sua planta foi alvo de pragas como pulgões ou ácaros.

Passo a passo

Como mudar as suas plantas de vaso?

  1. compo image

    1

    Preparar o vaso novo

    Preencha o fundo do novo vaso com cascalho, fragmentos de barro, hidrogrânulos ou algo semelhante para evitar que o substrato possa sair do vaso. Essa medida ajuda ainda a melhorar o arejamento do vaso - torna-se mais fácil evitar que a planta fique encharcada, o que poderia levar ao apodrecimento das raízes.

  2. compo image

    2

    Retirar o vaso antigo

    Retire a planta do vaso antigo. Se o torrão tiver imensas raízes muito densas, recomendamos soltá-lo um pouco. Corte um pouco das raízes grossas e demasiado compridas, para estimular a planta a desenvolver novas raízes. Eventuais raízes podres ou secas devem ser retiradas por completo.

  3. compo image

    3

    Colocar a planta no vaso novo

    Deite um pouco de substrato no vaso novo - pode optar por substrato universal ou então um substrato especialmente adaptado às necessidades específicas da planta. Insira agora a planta no vaso de modo a ficar direita. Preencha agora o vaso com mais substrato até aproximadamente 2 cm abaixo da borda.

  4. compo image

    4

    Regar a planta

    Depois de compactar o novo substrato devidamente, deite mais algum. É importante deixar uma distância de 1 a 2 cm entre o nível do substrato e a borda do vaso. A borda facilita a rega e reduz o risco da água transbordar do vaso. Coloque o vaso em cima de um prato à prova de água ou dentro de um cachepot. Por fim, regue a planta generosamente com água morna e a baixa pressão. Pode regar a sua planta por baixo enchendo o prato ou o cachepot.

Dica para o caso de terra demasiado húmida

Deite um pouco de areia na superfície da terra e misture a camada superior, se a terra tiver ficado demasiado húmida. Isso ajuda a água a evaporar mais depressa. 

Mais dicas sobre a muda das plantas

  1. Recomendamos-lhe mexer e misturar um pouco o substrato antes da sua utilização, para que se torne mais solto.
  2. Tenha em atenção o tamanho certo para os vasos! se o vaso for demasiado grande, a planta irá investir mais energia no desenvolvimento das raízes do que das folhas e flores.
  3. Utilize pratos e cachepots com acabamento adequado para não haver fuga de humidade.

Encontra aqui o substrato adequado para a muda das suas plantas

Partilhar