Características
Necessita
Período de floração
Características
Correct planting
Plantar roseiras
As roseiras precisam de um solo profundo, solto e rico em nutrientes. A terra deve ser húmida, mas sem tendência de ficar encharcada. As roseiras adoram locais ensolarados e arejados. Há no entanto também algumas variedades que se sentem bem em sombras parciais. Locais sombrios, demasiado húmidos ou demasiado secos são maus para as roseiras. Evite também locais demasiado quentes, pois fazem com que as flores murchem rapidamente e aumentam o risco de doenças. Se o local tiver muito vento, leva a que a terra seque mais depressa e a planta tenha que ser regada.
A melhor altura para plantar roseiras é no outono. Assim, ainda terão tempo suficiente para criarem novas raízes e habituarem-se ao local, antes da chegada das primeiras geadas ou tempo frio, conforme o clima. Esta vantagem compensa depois na primavera. As plantas estarão também mais fortes, pois durante o inverno são muitas vezes armazenadas em câmaras frigoríficas.
Não plante as roseiras demasiado próximas umas das outras, para evitar o risco de doenças causadas por fungos. A distância certa depende da variedade, pois algumas crescem mais que outras.
Para cada planta deve abrir um buraco de plantação com aprox. 40 cm de profundidade e largura. Recomenda-se acrescentar um substrato especial aos buracos de plantação, para ajudar no desenvolvimento das plantas. Depois de introduzir as roseiras, preencha para já apenas dois terços dos buracos com substrato, pressione-o e regue então as plantas. Assim que a água tiver sido absorvida pela terra, pode encher o resto do buraco de plantação com substrato até ao nível do solo. Não se esqueça de regar regularmente após a plantação!
A lavanda é um óptimo vizinho para roseiras. Além da combinação bonita de cores, a lavanda protege as roseiras de forma natural contra pulgões e formigas.
Correct care
Cuidar de roseiras
As roseiras recém-plantadas precisam de ser regadas generosamente para crescerem de forma saudável. Uma rega demasiado frequente com pouca água deve ser evitada, pois a água nesse caso não consegue alcançar as camadas mais fundas do solo. Assim, deve-se regar muito bem o solo à volta das raízes das roseiras. As roseiras mais antigas só precisam de ser regadas em dias especialmente quentes. Evite regar por cima das folhas e à hora do almoço (risco de queimaduras). No fim do verão ou outono, conforme o clima, aconselha-se começar a regar menos, para as plantas começarem a preparar a hibernação de inverno.
Para que as roseiras cresçam com força e tenham flores exuberantes, é preciso fornecer-lhes muitos nutrientes numa proporção equilibrada. Deve portanto fertilizar as suas roseiras durante o período de crescimento e floração (junho até outono) regularmente com um fertilizante especial para roseiras. O solo deverá estar húmido aquando das fertilizações. Isso é importante, pois as roseiras não conseguem absorver nutrientes quando têm falta de água.
A altura correta para a poda das roseiras é no início da primavera (março ou abril), antes de criarem novos rebentos. Os rebentos devem sempre ser cortados por cima de um botão que cresça para fora. Corte no sentido do botão e deixe ficar aprox. 5 mm por cima deste. Utilize uma tesoura de poda bem afiada para cortar.
A maior parte das roseiras resistem bem ao inverno, mas algumas roseiras de criação podem sofrer no caso de temperaturas negativas contínuas prolongadas. Para evitar isso, recomendamos uma proteção de inverno que deixe a planta respirar (malha de juta ou especialmente fabricada para o efeito). A base da planta pode ainda ser protegida com ramos de abetos ou composto, por exemplo.
Saiba mais sobre como cuidar de roseiras