Características
Correct planting
As petúnias podem crescer de forma vertical ou penduradas para baixo. Um aspeto característico desta planta são as suas flores grandes e em forma de funil. A sua enorme diversidade de cores vai desde um branco puro até ao roxo, passando por tons de cor-de-rosa e vermelho. Mas há também variedades com bonitas flores amarelas ou de um azul clarinho. As petúnias precisam de muito sol. É muito importante que estejam expostas ao sol direto. Assim, um terraço virado para o sul é um local ideal para estas plantas de rica floração.
Ao plantar, tenha atenção para a planta ter espaço suficiente. Ao mudá-las de vaso, deixe entre 20 a 25 cm de distância entre as plantas jovens (compradas ou cultivadas por si), pois as petúnias crescem muito.
Para o plantio e as mudas de petúnias recomendamos um substrato indicado para plantas de vaso. Este tipo de terra é devidamente adaptado às plantas com elevada necessidade de nutrientes.
Correct care
As petúnias precisam de muita água para desenvolver a melhor floração. Sobretudo em dias mais quentes, as plantas consomem uma grande quantidade de água. Verifique regularmente com os dedos se o substrato ainda está húmido e regue as plantas generosamente.
Estas plantas tem elevada necessidade de nutrientes. Para que nada lhes falte em termos de nutrientes, aconselhamos a aplicação semanal de um fertilizante líquido para plantas de vaso entre março e outubro. Este contém todos os nutrientes essenciais e vitais para o desenvolvimento saudável destas plantas. Em alternativa, pode usar fertilizante granulado para plantas de vaso.
Recomendamos que remova regularmente as flores murchas. Após a primeira floração em julho ou agosto, as petúnias começam a desenvolver rebentos cada vez mais compridos, o que dá um aspeto menos agradável à planta. Por isso, recomenda-se fazer nessa altura a poda da planta em cerca de metade do comprimento dos rebentos. Assim, elas voltam a crescer numa forma espessa e bonita e com uma floração tão rica quanto antes. A planta regenera-se já nos 14 dias seguintes.
As petúnias pertencem à família das solanáceas ("sombras da noite"), muito venenosas.