Características

Pimento

compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
médio

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros, terraço, varanda, interior
Altura da planta:
até 150 cm
Cor da flor:
Branco

Correct planting

Plantar pimenteiros

Local:

O pimento pertence à família das solanáceas ("sombras da noite") e é originalmente oriundo do Mediterrâneo. Esta planta prefere por isso um local ao sol e protegido do vento, como por exemplo em frente de uma parede de casa orientada para sul. Os pimentos também podem ser cultivados facilmente em estufas. Os pimenteiros crescem da melhor forma em solos soltos e ricos em nutrientes. Pode utilizar para esse efeito um substrato especial para legumes e trabalhar a terra na horta para ficar mais solta, antes de plantar os pimenteiros. Devido às temperaturas mais amenas junto de uma parede de casa, é também uma boa opção plantar o pimenteiro num vaso no terraço, por exemplo.

Cultivo:

Os pimenteiros precisam de bastante espaço para crescer, pelo que não deve semear demasiadas plantas no mesmo local. Pode começar a semear a partir do início de março: deite entre 2 a 3 sementes na terra num vaso e pressione-as ligeiramente para dentro da terra. Regue-as cuidadosamente e coloque o vaso num local ameno e com muita luz solar. Assim que as plantinhas começarem a crescer, deixe em cada vaso apenas a planta mais forte. 

Plantar:

A partir de meados de maio pode transplantar as plantas jovens para a horta ou outro vaso maior. Deverá respeitar uma distância entre plantas de pelo menos 40-50 cm. Se quiser cultivar pimentos num vaso na varanda ou no terraço, recomendamos que plante dois pimenteiros juntos para que se possam fecundar uma à outra.

Correct care

Cuidar de pimenteiros

Rega:

O pimento precisa de muita água: regue os pimenteiros pelo menos de dois em dois dias ou diariamente, se fizer muito calor. Assim que se formarem os primeiros pimentos, a planta corre ainda mais risco de secar com pouco água. Verifique a terra todos os dias e, se estiver seca, regue as plantas.

Fertilização:

O pimenteiro é uma planta com elevada necessidade de nutrientes. O ideal é deitar logo aquando da plantação um fertilizante de longa duração no  buraco de plantio. Um fertilizante com lã de ovelha é uma boa escolha para esse efeito, pois permite armazenar água, o que protege a planta de secar demasiado depressa. Para pimento cultivado no vaso também pode ser utilizado um fertilizante líquido para legumes, sendo este acrescentado uma vez por semana à água da rega.

Colheita:

A colheita começa a partir de meados de julho.  A altura precisa depende no entanto da sua preferência em termos de maturação dos pimentos. Os pimentos podem tanto ser comidos ainda verdes ou já bem vermelhos. A altura ideal para a colheita é durante a manhã, pois conserva mais nutrientes. Utilize uma faca afiada, para não danificar os rebentos.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO