compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas para vasos e varandas
  5. O que pode fazer no verão para ajudar as plantas na sua varanda

O cuidado certo quando o calor aperta

O que pode fazer no verão para ajudar as plantas na sua varanda

Também tem memórias menos boas do verão extremamente quente de 2018? Se por um lado estávamos a desfrutar das temperaturas quentes, por outro lado estavam as nossas plantas de varanda a sofrer muito. Os cientistas preveem que estes períodos de seca e calor extremos possam suceder com mais frequência no futuro. Vamos dizer-lhe como pode preparar os seus amigos verdes para condições meteorológicas extremas e reduzir o risco de possíveis danos no verão.

compo image

O melhor ponto de partida: raízes bem desenvolvidas

Mais vale prevenir do que remediar - isso é especialmente verdade no que diz respeito a cuidar de plantas. Já com a escolha do substrato certo torna-se possível favorecer o crescimento saudável das plantas em períodos de seca. O nosso substrato para plantas de varanda e de vaso tem por exemplo uma capacidade especial de armazenamento da água da rega, permitindo que seja depois libertada às plantas de acordo com a necessidade. Assim, o substrato mantém-se húmido durante mais tempo, pelo que não necessita de regar com tanta frequência.

Dica COMPO

Coloque conchas ou pedras por cima da terra - isso evita uma evaporação demasiado rápida e protege contra o sobreaquecimento. Se utilizar vasos de terracota, pode ainda envolvê-los em panos húmidos.

compo image

Prefira plantas robustas

Uma medida de longo prazo que vai recompensar em alturas de calor e seca: plante variedades que toleram melhor o calor. Se gostar do estilo clássico, opte por exemplo por gerânios, lavanda ou petúnias. Mas também as margaridas-do-cabo ou a flor-canhota sentem-se muito bem ao sol. É claro que também as plantas nativas do Mediterrâneo, como por exemplo os citrinos e os loendros, se sentem à vontade com temperaturas quentes. Se houver sol a mais, pode instalar um guarda-sol ou um toldo para proteger as suas plantas.

compo image

Regra número um para períodos de calor extremo: regar de forma inteligente

É fundamental regar de manhã, sobretudo na presença de calor extremo. Assim, a terra absorve mais depressa a água, pois ainda está um pouco húmida da noite e a planta acaba por receber a água mais facilmente. Se regasse à hora do almoço, as folhas poderiam queimar-se com o calor e, ao regar ao fim do dia, é possível que a terra permaneça molhada durante a noite, aumentando o risco do aparecimento de doenças causadas por fungos. É melhor regar uma vez generosamente do que várias vezes apenas ligeiramente. As plantas só podem desenvolver raízes profundas e utilizar reservas de água, se toda a terra ficar regularmente húmida. Uma vez que terra húmida absorve melhor a água, aconselhamos a regar primeiro apenas um pouco e depois regar generosamente passados dez a quinze minutos. O melhor é utilizar água da chuva, pois reduz os custos com o consumo de água da rede, alivia o ambiente e ainda por cima é bom para as suas plantas, visto que a água é macia e tem a temperatura certa.

Estes produtos ajudam a cuidar das suas plantas de varanda

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO