Características

Peónia

compo image
compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros no jardim
Altura da planta:
60-100 cm
Cor da flor:
Branco a vermelho escuro

Correct planting

Plantar peónias

Local:

O local ideal para a peónia é um canteiro de jardim ao sol ou numa sombra parcial. Um pouco de sombra durante o maior calor à hora de almoço ajuda a manter as suas finas pétalas rijas e frescas durante mais tempo. Esta planta perene desenvolve-se particularmente bem se ficar de forma permanente no mesmo local. Assim, deve-se evitar transferir a planta com frequência para outros locais.

Uma vez habituada a um certo local, a peónia consegue mesmo tolerar solo argiloso pesado, desde que seja bem permeável. O seu jardim tem um solo particularmente rico em húmus? Parabéns! O único senão é que isso aumenta o risco das peónias serem atacadas por fungos.  Assim, recomendamos que misture um pouco de areia no solo para a peónia, de modo que haja menos humidade.   

Plantar:

A altura ideal para plantar peónias é na primavera, assim dispõe de tempo suficiente para enraizar até à chegada do outono e consegue passar bem o inverno. Quando tiver escolhido um local no canteiro, deve deixar espaço suficiente para a peónia se poder desenvolver livremente. Deve contar com pelo menos um metro quadrado por cada peónia crescida.  

O buraco de plantação deve ser feito com precisão, pois se for demasiado fundo, a floração será afetada negativamente! A planta prefere que o torrão fique aprox. 3 a 4 cm abaixo da superfície. Um diâmetro de 50 cm é por norma suficiente.

A nossa dica:

As flores da peónia são óptimas para a utilização em ramos de flores e arranjos. Recomendamos que o ramo seja depois posto numa jarra com água morna, para que as flores se mostrem com toda a sua exuberância!

Correct care

Cuidar de peónias

Rega:

No primeiro ano deve regar as peónias acabadas de plantar regularmente. Estas plantas não são exigentes, assim que tiverem tido tempo para formar raízes longas e fortes, e só precisam de ser regadas em períodos de seca prolongada e calor.

Fertilização:

Para uma floração rica, recomendamos duas fertilizações por estação: a primeira justamente antes de começarem a rebentar entre março e abril e a segunda logo a seguir ao fim da floração.

Se optar por um fertilizante com pouco azoto, irá favorecer a formação das flores, pois o azoto é sobretudo benéfico para o crescimento em altura e as partes verdes das plantas. Se quiser que a planta fique forte e tenha flores exuberantes, escolha um fertilizante com alto teor em potássio e fósforo.

Reprodução e poda:

Visto que as peónias não têm por norma o hábito de se propagarem em demasia, não se torna necessário dividir as plantas. Se quiser no entanto propagar a sua peónia, pode separar uma parte do torrão duas a três semanas após o fim da floração. Depois do fim da floração, esta planta perene mantém as suas folhas bastante decorativas até ao outono. Perto do fim do inverno pode cortar os caules velhos quase ao nível do solo.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO