compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Fundamentos
  5. Adubo e proteção das plantas
  6. Proteção natural das plantas ou remédios caseiros da avó?

Que medidas ecológicas ajudam contra pragas

Produtos fitossanitários naturais ou remédiozinhos caseiros?

As pragas que atacam as culturas na horta são uma das maiores frustrações da jardinagem em geral. Vamos mostrar-lhe as razões pelas quais os produtos aprovados com ingredientes à base de plantas representam a escolha preferível e explicamos como é possível proteger as plantas de forma natural.

compo image
Blattläuse auf dem Blatt der Paprika

Proteção natural das plantas

Haverá algum jardineiro dos tempos livres que não conhece isto: andamos a cuidar carinhosamente das nossas hortícolas e ervas aromáticas durante semanas e de repente realizamos, horrorizados, de que outros seres vivos também acham que as nossas culturas são muito saborosas. Muita gente recorre então a remédios caseiros, mas as supostas "receitas secretas" revelam ser muitas vezes contraproducentes. Visto que uma utilização errada de remédios caseiros para proteção de plantas pode ser arriscada, existe até a possibilidade de se infringir as leis. O engenheiro agrónomo Werner Peitzmann da COMPO defende o seguinte: "os produtos fitossanitários biológicos à base de ingredientes naturais representam uma excelente escolha para o jardineiro dos tempos livres." "Isto porque os rigorosos procedimentos de aprovação e controlo da parte da instituição federal para proteção do consumidor e segurança alimentar (BVL) em Berlim garantem exigências padronizadas relativamente à eficácia dos produtos mas também à proteção dos humanos, dos animais e da natureza em geral." 

Proteção segura à base de plantas

A COMPO oferece uma extensa gama de produtos à base de ingredientes ativos naturais que ajudam rápida, segura e eficazmente a combater pragas e doenças das plantas. Os óleos de colza e de laranja ou um extrato vegetal obtido a partir das sementes de neem são por exemplo eficazes contra pulgões e moscas brancas & pragas semelhantes. As vantegens: estes produtos são bem tolerados pelas plantas, adequados para a agricultura biológica e os tempos de espera entre a aplicação e a colheita são mínimos ou mesmo inexistentes. "É sobretudo importante informar-se primeiro devidamente e seguir todas as instruções na embalagem, para garantir a correta dosagem do produto", diz Peitzmann. No entanto, é ainda melhor se nem sequer deixarmos a praga chegar tão longe. Na verdade, é possível proteger as suas plantas de forma natural já com algumas medidas bem simples

Produtos naturais para proteger as suas plantas

Assim se faz

Prevenir o aparecimento de pragas

  1. compo image

    1

    Atrair animais benéficos

    A melhor medida para manter visitantes esfomeados à distância: apostar na ajuda de outros animais benéficos. Plantas com muitas flores, um hotel para insetos e locais de nidificação para pássaros são a melhor forma de atrair todo o tipo de animais benéficos.

  2. compo image

    2

    Plantar culturas mistas

    Também as culturas mistas atraem animais benéficos. O cultivo de diferentes tipos de legumes no mesmo canteiro ainda têm outras vantagens: evita-se o desgaste exagerado do solo, visto que não são tirados exatamente os mesmos nutrientes por todas as plantas. Além disso, as pragas e doenças não conseguem espalhar-se tão bem nas culturas mistas e até a evaporação de água é mais reduzida.

  3. compo image

    3

    Plantar variedades robustas

    Se optar desde logo pela plantação de culturas menos suscetíveis a apanhar doenças e pragas, pode evitar muitos problemas. O tomate rama "Phantasia" é por exemplo muito mais resistente contra o apodrecimento das folhas e frutos do que os outros tipos de tomate.

Utilização correta de produtos fitossanitários

As plantas podem ser atacadas por pragas e doenças, mesmo quando são muito bem cuidadas e se encontram no local adequado. Alguns pontos devem ser observados para proteger as plantas, mas evitar uma exposição demasiado elevada do utilizador e do meio ambiente ao produto.

saber mais

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO