Características

Bromélias

compo image
Typisch für die Bromelie ist die immergrüne Blattrosette mit den bunten Hochblättern und den kurzzeitig blühenden Knospen.
compo image
Das Flammende Schwert gilt als eine der beliebtesten Bromelien-Arten.

Necessita

Regar:
pouco
Luz:
Meia sombra
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Interior
Altura da planta:
até 50 cm
Cor da flor:
Amarelo, cor de laranja, vermelho, cor-de-rosa

Correct planting

Plantar bromélias

Local:

As bromélias (Bromeliaceae) preferem divisões quentes com elevada humidade, devido à sua origem tropical. Assim, mesmo no inverno o parapeito de uma janela com luz solar indireta ou meia sombra é o local ideal. Durante o verão (ou mesmo mais tempo, conforme o clima da sua região), pode transferi-las para o jardim para baixo das árvores. Deve ter em atenção que a planta não suporta uma descida da temperatura abaixo dos 15 graus, mesmo à noite.

Plantar:

Esta planta de interior com as suas brácteas coloridas (inflorescências) é fácil de cuidar e não precisa de mudas frequentes. Se ainda assim se tornar demasiado grande, deve ser transplantada para outro vaso adequado:

  • bromélias terrestres (crescem no solo) em substrato para flores
  • bromélias epífitas (crescem em cima de árvores ou pedras) por cima de casca de árvores e musgo, à semelhança das orquídeas

Propagação:

Estas plantas podem ser propagadas de duas maneiras, conforme a variedade.

Por um lado, as plantas tendem a criar rebentos laterais e estolhos, que podem ser cortados da planta mãe assim que atingirem um tamanho de 10 a 15 cm. Este estolhos retiram nutrientes à planta mãe, pelo que esta vai morrer se não forem retirados.

Por outro lado, é possível plantar algumas variedades de bromélias na primavera por meio das sementes. Em ambos os casos leva mais tempo até que se formem as flores.

A nossa dica:

Coloque maçãs maduras ao lado ou mesmo dentro do vaso e enfie um saco por cima da planta. As maçãs maduras emanam um gás que estimula o crescimento.

Correct care

Cuidar de bromélias

Rega:

É importante não deixar as bromélias secar, pois precisam de humidade constante. No verão, recomendamos manter sempre um pouco de água macia da chuva dentro da espécie de funil formado pelas folhas. As bromélias epífitas agradecem por outro lado uma dose diária refrescante de água a partir dum borrifador. Se a planta não tiver humidade suficiente, é possível notar isso quando as pontas das folhas começarem a ficar castanhas.

Fertilização:

Se as bromélias forem plantadas num substrato de qualidade, não precisam de fertilização adicional. Caso contrário, aconselha-se a adição de fertilizante líquido à água da rega.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO