Características

Batata-doce

compo image
compo image

Necessita

Regar:
muito
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
baixo

Período de colheita

Características

Planting location:
Canteiros, varanda, terraço, vasos, estufa
Altura da planta:
0,5-4 m (rasteira)
Cor da flor:
Branco, cor-de-rosa

Correct planting

Plantar batata-doce

Local:

A batata-doce, oriunda das regiões tropicais da América Central, tem vindo ultimamente a tornar-se cada vez mais popular também na Europa. A batata-doce, rica em nutrientes, pode ser utilizada na cozinha de forma semelhante à da batata comum, embora sejam plantas de espécies diferentes, e traz diversidade e cor aos nossos pratos. Devido à sua origem, a batata-doce não suporta no entanto uma temperatura do solo abaixo dos 10 graus, pelo que se recomenda o cultivo inicial na estufa ou em vasos. Quem não dispõe de uma estufa, deve apenas plantar a batata-doce em campo aberto quando já não se esperam temperaturas negativas.

Cultivo:

Se não quiser comprar as plantas de batata-doce já crescidas no centro de jardinagem, pode também cultivá-las a partir dos tubérculos. Para isso há dois métodos: o primeiro assemelha-se ao cultivo de abacate num parapeito de janela com bastante exposição à luz solar. Em vez do caroço do abacate, é a batata-doce que fica na vertical com uma das pontas submersa num copo de água, sendo suportada por palitos enfiados na batata na parte superior e que ficam apoiados na borda do copo. Assim que a batata-doce tiver rebentos de aprox. 20 cm, pode plantá-la, sendo coberta pela metade com terra. O segundo método consiste em deixar as batatas-doces germinar numa caixa com substrato de semeadura numa divisão da casa com bastante luz solar.

Ao plantar batata-doce na horta, há que respeitar uma distância entre filas de 50 a 60 centímetros e uma distância entre plantas de 30 a 40 centímetros. Para conseguir uma boa colheita no vaso, este deve ter um volume de pelo menos 30 litros.

Correct care

Cuidar da batata-doce

Rega:

As plantas precisam de muita água durante a fase de crescimento devido as suas folhas grandes e suaves, pelo que é preciso regar de forma adequada em períodos de seca prolongados. Deve no entanto evitar a todo o custo que as plantas fiquem encharcadas. À semelhança do que acontece com as batatas normais, também para estas plantas recomenda-se o cultivo em camalhões.

Fertilização:

Entre março e setembro recomenda-se a fertilização a cada 3 semanas com farinha de ossos ou chifres bem como a aplicação de um fertilizante universal de longa duração. Sobretudo no caso do cultivo em vasos, uma só fertilização não é suficiente, pelo que se pode recorrer ao nosso fertilizante para frutas e legumes para conseguir colher batata-doce aromática e bem desenvolvida.

Colheita:

Conforme o clima, é possível colher a batata-doce em setembro ou outubro. Assim que as folhas das plantas ficarem amareladas, pode começar a ver se as batatas-doces estão prontas para serem colhidas. Se o tempo frio chegar mais cedo do que o normal, é preciso proteger as plantas com uma camada generosa de folhagem seca ou palha. Após a colheita, é aconselhável deixar as batatas-doces a secar aprox. dois dias ao ar. As folhas da batata-doce são comestíveis e podem ser utilizadas de forma semelhante ao espinafre.

Armazenamento:

A batata-doce não é muito fácil de armazenar e recomenda-se que seja comida em tempo útil, para evitar que possa apodrecer.

A nossa dica

A batata-doce não é apenas um legume muito saudável, mas também a planta fica muito bem no jardim, ainda por mais tem folhas diferentes, conforme a variedade. Algumas variedades ornamentais chegam mesmo a ter flores.

Produtos adequados para a cultura da batata doce

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO