Características

Couve ornamental

compo image
compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Varanda, terraço ou jardim
Altura da planta:
até 20 cm
Cor da flor:
Branco creme, amarelo, cor-de-rosa, violeta, vermelho e roxo

Correct planting

Plantar couve ornamental

Local:

A couve ornamental precisa de um local ao sol e protegido do vento para poder desenvolver uma coloração intensa no outono.

Plantar:

A melhor temperatura de germinação para a couve ornamental é entre 15 a 20°C. Assim, pode esperar com o semear desta planta no jardim até meados de maio ou mesmo junho/julho. Para obter plantas jovens fortes e resistentes, recomenda-se o cultivo no vaso com um substrato rico em nutrientes. De qualquer forma, as sementes só devem ser cobertas com terra de forma leve e mantidas sempre húmidas até à germinação. Demora cerca de 10 a 20 dias até as plantinhas sairem da terra.

Antes de as transplantar para o canteiro no jardim, é aconselhável preparar o solo para plantas com elevadas necessidades de nutrientes. Para esse efeito, recomendamos enriquecer o solo com farinha de ossos ou chifres ou então estrume de cavalo. Se o solo for ácido, deve acrescentar cal. Ao plantar, deve ter o cuidado de respeitar uma distância suficiente entre plantas de 25-30 centímetros. Ao comprar plantas já crescidas num centro de jardinagem, por exemplo, pode plantá-las em setembro no canteiro ou vaso.

Correct care

Cuidar de couve ornamental

Rega:

Enquanto que deve ser respeitada uma rega regular durante a fase da germinação, no outono é possível reduzir a rega pouco a pouco. Assegure-se unicamente de que a terra não seque por completo. Seja no jardim ou no vaso, é preciso evitar que as plantas fiquem encharcadas.

Fertilização:

Nos meses de verão, recomenda-se a cada duas a quatro semanas a aplicação de um fertilizante rico em azoto, sobretudo no caso da plantação em vasos, pois este favorece uma coloração intensa da couve ornamental.

Medidas no inverno:

Se as temperaturas descerem para além dos 15°C negativos, é importante que a couve ornamental se encontre num local protegido para não sofrer danos com o frio. Se pretende que as couves ornamentais passem o inverno em campo aberto, recomendamos as variedades vermelhas, pois suportam melhor temperaturas muito baixas. Ao ajudar as couves ornamentais a resistirem ao inverno, será recompensado/a na primavera com flores amarelas que saem das couves. A partir dessas flores é possível obter sementes para utilização futura.

A nossa dica

Se tiver a intenção de por a couve ornamental num jarro para flores, vai ter que preparar isso desde cedo, para que se forme um caule de comprimento suficiente. De tempos em tempos deverá retirar as folhas inferiores.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO