Características

Rosa de Natal

compo image

Necessita

Regar:
pouco
Luz:
Meia sombra
Esforço do cuidado:
baixo

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros, varanda, terraço, vasos
Altura da planta:
15-80 cm
Cor da flor:
Branco, vermelho, cor-de-rosa, verde

Correct planting

Plantar rosas de Natal

Local:

A rosa de Natal (Helleborus niger), da família Ranunculaceae, também conhecida por heléboro preto, traz alegria e cor para o seu jardim ou a sua varanda durante a estação mais cinzenta do ano, graças às suas flores coloridas e folhas verdes perenes. Esta planta que floresce no inverno é oriunda do sudeste da Ásia e pertence à família dos ranúnculos. A rosa de Natal prefere um local protegido com sombra parcial. Assim, o ideal é plantá-la por baixo de árvores com folhagem não demasiado espessa ou arbustos mais altos. A planta fica assim protegida de calor excessivo no verão e ainda recebe luz solar suficiente no inverno.

Plantar:

Esta planta perene resistente à geada gosta especialmente da companhia de outras plantas de floração precoce. A rosa de Natal precisa de um solo rico em nutrientes e permeável para se poder desenvolver da melhor forma. O outono é a melhor altura para ser plantada. O solo do jardim ainda não arrefeceu totalmente nessa altura do ano, pelo que a planta dispõe de tempo suficiente para se habituar ao novo local, até à chegada das primeiras geadas. Uma vez plantadas no jardim, estas plantas tratam da sua própria propagação.

A nossa dica

A rosa de Natal tem raízes profundas. Assim, ao ser plantada num vaso, este deve ser suficientemente alto e há que evitar que possa ficar água retida, para a terra não ficar encharcada. O substrato ideal é terra especial para roseiras.

Correct care

Cuidar de rosas de Natal

Rega:

As rosas de Natal tornam-se mais belas a cada ano que passa e, com alguns cuidados básicos, poderão decorar o jardim durante dezenas de anos. Esta planta precisa de substrato húmido durante a floração, mas não suporta ficar encharcada. A rosa de Natal deve ser regada regularmente e de forma suficiente sempre que não haja geadas. Por outro lado, no verão, ela não é muito exigente e só precisa de ser regada em caso de seca prolongada.

Fertilização:

A rosa de Natal só precisa de uma fertilização moderada para desenvolver flores bonitas. No jardim, recomendamos a fertilização na primavera com o nosso fertilizante de longa duração para roseiras e, no fim do verão, a aplicação do fertilizante COMPO Hakaphos para apoiar a formação das flores. De resto, as rosas de Natal são plantas pouco exigentes. É suficiente deixar a folhagem antiga do ano anterior acumular-se entre as plantas como camada de húmus. Isso estimula toda a vida no solo, fornece nutrientes e torna mais difícil o solo secar. Se a rosa de Natal é plantada em vaso, pode também utilizar fertilizante líquido para roseiras.

Poda:

As rosas de Natal não são plantas que precisem de uma poda regular. Por norma, só se devem remover as folhas velhas e murchas. Pode cortar as flores, se pretende evitar que a planta se propague em demasia pelo jardim.

Medidas no inverno:

A rosa de Natal é resistente ao inverno e no jardim não precisa de proteção adicional durante o inverno. Se a planta está num vaso na varanda ou no terraço, recomenda-se proteger o torrão de congelamento excessivo que pode acontecer devido à quantidade reduzida de substrato. Assim, transfira a planta durante os dias mais frios para um local protegido ou envolva o vaso em tela.

compo image

Muitas partes da rosa de Natal são venenosas. Se tem filhos ou animais de estimação, é melhor não decorar o seu jardim ou a sua varanda com rosas de Natal. Deve utilizar luvas durante a poda desta planta.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO