Características

Buxo

compo image
compo image
compo image
compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol/Meia sombra
Esforço do cuidado:
médio

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros, varanda, terraço, vasos
Altura da planta:
0,3-1 m
Cor da flor:
branco discreto

Correct planting

Plantar o buxo

Local:

O buxo (Buxus) tanto pode ser plantado no jardim como no vaso numa varanda ou num terraço. Este arbusto pertence à família Buxaceae e é originalmente oriundo do sudoeste da Europa, do norte da África e do oeste da Ásia. Este arbusto prefere solos com cascalho e não gosta de muita humidade. Também um solo argiloso com alguma areia e húmus representa um bom substrato para esta planta. O buxo não é exigente em termos de luz solar. Ele pode ser plantado tanto em locais à sombra como ao sol.

Plantar:

Ao ser plantado em vaso, o buxo dispõe apenas de um espaço limitado para as raízes. Assim, para que possa desenvolver-se de forma saudável, deve mudar o buxo a cada 2 ou 3 anos para um vaso maior com substrato fresco especialmente formulado para o buxo. A altura ideal para isso é a primavera.

Correct care

Cuidar do buxo

Rega:

O substrato das plantas de vaso seca rapidamente, sobretudo no verão. Para manter a terra húmida, recomenda-se a rega diária em dias secos e quentes. Isso é especialmente importante durante a fase de crescimento. Tome precauções para evitar que a planta fique encharcada. Uma vez que esta planta não perde as folhas no inverno, pode ser necessário regá-la também no inverno, se houver períodos de seca e temperaturas amenas.

Fertilização:

Para apoiar o desenvolvimento de rebentos saudáveis e bem verdes, deve fertilizar regularmente o substrato do buxo entre meados de março e fim de agosto. Se estiver plantado num vaso, a opção ideal é um fertilizante líquido especial. Este é acrescentado uma ou duas vezes por semana à água para regar. Se estiver plantado no jardim, recomendamos a utilização de um fertilizante de longa duração. Com apenas uma aplicação fica assegurado o fornecimento adequado de nutrientes durante os 6 meses seguintes.

Poda:

Ao fazer a poda do buxo, este irá crescer de forma mais equilibrada e forte. Além disso, é possível dar-lhe assim uma forma personalizada ou mesmo artística. Se pretende que o buxo tenha uma determinada forma, deve começar a podar já a planta jovem. A maneira mais fácil de realizar a poda é com a ajuda de um molde. Para esse efeito, construa um molde com a forma pretendida a partir de arame e barras. Enfie este molde no vaso ou por cima da planta. Agora, só precisa de cortar todos os rebentos que saiam para fora do molde.

Medidas no inverno:

O buxo resiste ao inverno ao ar livre sem precisar de proteção adicional, mas deve ser protegido de um excesso de sol. Se a terra estiver seca, regue com água morna em dias em que não haja geada.

A nossa dica

Recomenda-se em geral uma poda mais intensiva nas plantas jovens. Assim, os rebentos criam mais ramificações, o que favorece o crescimento denso que se pretende. As alturas ideais para realizar os cortes são no fim de maio e em agosto, com céu nublado.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO