compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas de jardim
  5. Buxo
  6. Buxo: tudo sobre esta planta de jardim tão popular e sempre verde

Tudo sobre o buxo

O buxo é muito versátil: ele pode ser plantado no vaso na varanda ou no terraço e com a poda é possível dar-lhe as mais diversas formas graças a diferentes técnicas de corte. Mas a traça do buxo e outras doenças do buxo não querem saber o quanto se dedica a cuidar desta planta. Encontra por isso aqui dicas úteis para cuidar do seu buxo.

A poda do buxo

O seu buxo na forma certa

A poda do buxo serve não apenas para a planta ficar mais bonita, mas favorece também o crescimento saudável da mesma. Vamos explicar-lhe como proceder e indicar-lhe tudo que precisa de saber sobre a altura e a técnica certas.

Ler mais
compo image

Praga: a traça do buxo

A traça do buxo é uma borboleta noturna da família Crambidae. Este inseto é originário da Ásia e foi introduzido inadvertidamente em 2007 na Europa Central. A borboleta deposita os seus ovos sobretudo na parte inferior das folhas do buxo e passados aprox. 4 dias eclodem pequenas lagartas verdes que no início medem apenas alguns milímetros. Estas lagartas comem não só as folhas mas também a casca e a madeira do buxo, o que danifica a planta severamente e leva à morte da mesma. 

É por isso crucial que inspecione o seu buxo preventivamente entre março e outubro se possível semanalmente e que comece logo a combater a praga ao menor indício.

saber mais

Como a lagarta da traça do buxo come as folhas do buxo

Requer consentimento de cookie

Concorde com o uso de cookies de marketing para poder usar este conteúdo.

compo image

A caracterização do buxo

O buxo pode ser plantado no jardim ou então num vaso na varanda ou no terraço. Encontra aqui a caracterização do buxo.

ler agora
compo image

Doença: o fungo do buxo

O fungo do buxo causa muitos danos ao buxo. Esta doença leva à queda de folhas e rebentos e influencia em muito o aspeto da planta. A transmissão do fungo do buxo (que leva à queda dos rebentos) é feita através da humidade e do vento. Tanto a humidade como o vento ajudam também a espalhar a doença. A doença começa com o fungo presente nas folhas atacadas ou mesmo em folhas já caídas. A doença espalha-se particularmente bem quando as temperaturas rondam os 25°C. Se as folhas ficarem húmidas durante 5 a 7 horas, a doença progride ainda mais depressa, pelo que essa situação deve ser evitada se possível. É por isso que não deve regar a planta por cima das folhas. Os mais vulneráveis a essa doença: Buxus sempervierens Suffruticosa, Rotundifolia e Raket.

saber mais

Tudo sobre o buxo

Especial - buxo

Na nossa série especial de artigos sobre o buxo encontra mais dicas para cuidar do buxo e para prevenir doenças e pragas.

Ler mais

Partilhar