compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas de interior
  5. O local correto: plantas de interior para todos os locais

O local correto: plantas de interior para todos os locais

Luz, ar, temperatura: as plantas de interior têm as mais diversas exigências em relação ao seu local. Alguns pontos devem ser respeitados para que os nossos inquilinos verdes se sintam bem. Vamos explicar-lhe como superar os cinco maiores desafios que surgem quando temos plantas em casa e quais as plantas que melhor resistem ao ar seco na sequência do aquecimento, aos corredores frios, cantos escuros ou às casas de banho húmidas.

compo image

Desafio 1: cantos com pouca luz

A maioria das plantas, sobretudo plantas floríferas exóticas, precisam de muita luz. Mas praticamente todas as casas têm uma ou outra divisão escura ou locais que fiquem longe das janelas. As plantas que precisam de mais luz correm o risco de não se desenvolver bem quando não obtém luz suficiente. Embora elas cresçam na mesma, os rebentos não possuem força e vigor. A planta investe num crescimento rápido, na esperança de alcançar fontes de luz mais afastadas, visto que não tem luz suficiente para a fotossíntese.

Mas também os locais mais escuros podem ser decorados com plantas originalmente oriundas de florestas densas, por exemplo. Mas alguma luz faz sempre falta para as plantas sobreviverem. Mesmo as plantas adequadas para isso tendem a desenvolver-se por vezes menos bem - conforme a luz presente no local - do que se recebessem um pouco mais luz.


Algumas plantas adequadas para divisões mais escuras: Aspidistra, zamioculca, jibóia, espada-de-são-jorge, clorifito, barba-de-moisés, flor-da-fortuna, dracaena, filodendro, lírio-da-paz.

compo image

Desafio 2: ar seco na sequência do aquecimento

O ar seco e aquecido nas nossas casas em sequência do aquecimento no inverno não é apenas prejudicial para nós, também faz mal às plantas. Assim, nas divisões em que se liga com frequência o aquecimento, deve escolher plantas adequadas. É também uma boa ideia borrifar as plantas regularmente com água ou, em alternativa, instalar um humidificador do ar.


O substrato de vasos que se encontrem nas imediações de um aquecedor seca mais depressa do que o normal, pelo que deve ter isso em conta em termos de rega. Se as folhas se tornam castanhas nas pontas ou ganham manchas escuras, é um indício de que o local é demasiado quente/seco. O ar seco favorece ainda certas pragas, como por exemplo ácaros, que se conseguem reproduzir em massa na presença de calor. Inspecione por isso as suas plantas regularmente à procura de eventuais pragas! 

Os catos e as suculentas, tais como a planta de jade, a flor de maio ou a árvore-guarda-chuva, são particularmente indicados para divisões aquecidas.

compo image

Desafio 3: parapeitos de janela frios

As plantas colocadas em superfícies frias, tais como um parapeito de janela em pedra ou mármore, sofrem do problema oposto: ficam rapidamente com frio. Isso pode ser remediado ao colocar tábuas, tabuleiros ou telas debaixo dos vasos. No caso das plantas mais sensíveis deve no entanto optar antes por um local melhor.

compo image

Desafio 4: zonas mais frias, tais como corredores e quartos

Conforme os hábitos individuais, os corredores não costumam ser aquecidos e também os quartos permanecem com frequência mais frescos do que a sala, por exemplo. Nessas divisões deve apostar por isso em plantas que preferem temperaturas mais baixas. Ainda assim, deve ter o cuidado de não as colocar em locais demasiado frios ou onde não recebem luz suficiente. Aplica-se ainda: quanto menos luz as plantas receberem e mais baixas as temperaturas, menos devem ser regadas.
Muitas plantas também não toleram bem as correntes de ar. O ficus, por exemplo, reage a isso com queda de folhas. Verifique simplesmente com um fósforo aceso se há correntes de ar no local onde pretende instalar a sua planta. A maioria das plantas dão-nos indicações claras se estiverem num local demasiado frio - as folhas ganham pontas amarelas ou chegam mesmo a cair.  

Fetos, azáleas, araucárias-de-norfolk ou clorofitos resultam bem para decorar também as áreas mais frias da sua casa.

compo image

Desafio 5: casas de banho com elevada humidade do ar

Nas casas de banho, o ar costuma ser bastante húmido. Se as temperaturas se mantiverem mais ou menos estáveis e houver luz suficiente, a casa de banho pode ser um local muito adequado para orquídeas, por exemplo. Fetos, espadas-de-são-jorge e lírios-da-paz aceitam bem locais com pouca luz, mas precisam de um ar mais húmido, pelo que são muito adequados para casas de banho mais escuras.


As orquídeas, os fetos, as espadas-de-são-jorge e os lírios-da-paz preferem condições de ar como nos trópicos. 
 

Partilhar