compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Plantas para vasos e varandas
  5. Dicas para ajudar as plantas de varanda ou de vaso a passar o inverno

Ajudar as plantas de varanda ou de vaso a passar o inverno

Deve tomar algumas providências relativamente ao inverno para garantir que as suas plantas de vaso e de varanda continuem a alegrar os seus dias também no próximo ano. As suas exigências relativamente às condições no inverno são tão individuais e diferenciadas quanto as plantas em si. Saiba aqui a melhor forma das suas plantas de vaso passarem o inverno.

compo image

Passar o inverno de forma adequada

Salvo algumas exceções, as plantas de vaso devem ser protegidas de temperaturas negativas, também devido ao volume reduzido de substrato. Isso acontece porque o torrão das plantas não fica tão protegido no vaso como na terra no jardim e pode facilmente congelar. Enquanto que as plantas exóticas precisam de calor e devem ser transferidas para o interior, outras plantas de vaso podem facilmente continuar ao ar livre, mas nas regiões mais frias devem ser protegidas. Regra geral aplica-se: quanto menos tempo as plantas tiverem que permanecer no abrigo de inverno, menos enfraquecidas ficarão. As nossas plantas de vaso e de varanda mais populares são oriundas das mais variadas regiões. É preciso respeitar as tolerâncias ao frio individuais de cada planta e planear de acordo com isso as datas em que as plantas são transferidas para o abrigo de inverno e mais tarde retiradas do mesmo.

compo image

As diferentes exigências das plantas ao abrigo de inverno

Deixar as plantas passar o inverno ao ar livre
Algumas plantas que podem ficar ao ar livre são por exemplo o buxo, a roseira e o louro-cerejo. Nas regiões mais frias, estas plantas precisam de uma proteção contra o frio a partir de finais de outono, mas primeiro é preciso retirar rebentos e folhas doentes ou secos. Enrole de seguida malha, plástico com bolhas de ar ou outro material isolante à volta dos vasos e coloque-os em cima de placas de madeira ou esferovite. Aconselhamos também a cobrir a terra com tela para evitar que congele. Só é preciso proteger com ramos de abeto ou uma manta velha as partes da planta que saem da terra em caso de temperaturas negativas prolongadas. Outra boa prática consiste em juntar várias plantas perto da parede de casa para as proteger do vento e da chuva. 
 
Seguem alguns exemplos de plantas que podem ficar ao ar livre nas regiões mais amenas: hortênsias, lavanda, alecrim, roseiras, skimmia, pernettya. 
 
Devem passar o inverno com luz
Plantas de folhas perenes como loendros, oliveiras, citrinos, coníferas e algumas variedades de bambu precisam de luz solar e temperaturas entre os 5 e os 10°C para passar o inverno, o que significa que só nas regiões mais frias é necessário trazê-las para dentro. Nesse caso podem ser transferidas para caves, escadarias ou garagens luminosas e não aquecidas. Também as plantas que florescem no inverno, como por exemplo as camélias, devem passar o inverno com luz.
 
As temperaturas típicas de um jardim interior rondam os 10 a 15°C. A maior parte das plantas de vaso sente-se bem nesse ambiente fresco, arejado e bem iluminado. 
 
Passar o inverno às escuras, se necessário
As plantas que perdem as suas folhas ou tiverem sido podadas de forma extrema podem passar o inverno sem luz, nas regiões mais frias, desde que a temperatura no abrigo de inverno seja baixa o suficiente (0 - 5°C). Isso aplica-se por exemplo às trombetas-dos-anjos e às fuchsias.

Algumas coisas que deve ter em consideração para as suas plantas de varanda passarem o inverno

A partir de setembro deve reduzir a rega para que o torrão das suas plantas de vaso esteja menos húmido. Isso ajuda a prevenir o apodrecimento e é ainda mais importante se as plantas forem transferidas para um abrigo de inverno. 

A altura certa para transferir uma planta para o abrigo de inverno depende inteiramente da planta. Pode seguir esta regra: as plantas herbáceas são mais sensíveis do que as plantas lenhosas e os arbustos de folhas perenes toleram menos o frio do que as plantas de folhas caducas.

Antes de passar uma planta de vaso para o abrigo de inverno, recomenda-se para a maioria delas uma poda até aproximadamente um terço do seu tamanho original. Uma exceção é o loendro, uma vez que nos rebentos já estão formados os botões de flores para o ano seguinte. As folhas e os rebentos que tiverem sido atacados por doenças ou pragas devem ser cortados generosamente e descartados no lixo orgânico. Não junte esse material à compostagem.

Certifique-se de que a planta não contraiu nenhuma praga antes de a transferir para o abrigo de inverno. Não coloque as plantas demasiado próximas umas das outras no abrigo de inverno. Certifique-se de que o local está devidamente arejado e faça regularmente uma inspeção às plantas à procura de eventuais pragas, aproveitando para retirar folhas secas.

Aqui aplica-se: quanto mais luz entrar no abrigo de inverno, mais amenas podem ser as temperaturas, e quanto mais escuro for, mais fresco deverá ser.

Durante o repouso de inverno, deve regar apenas muito pouco, mas não deve deixar as plantas secar por completo. Apenas as plantas que passam o inverno às escuras quase não precisam de água nenhuma.

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO