compo image
  1. COMPO
  2. Guia
  3. Cuidar das plantas
  4. Ervas aromáticas, frutas e legumes
  5. O que deve ter em consideração para cultivar legumes

Legumes da própria horta

O que deve ter em consideração para cultivar legumes

Os legumes e as hortaliças frescos diretamente da horta sabem simplesmente melhor e contém muitas vitaminas. Mas como posso criar uma pequena horta e que espécies de legumes são indicadas? Como em muitas coisas na vida, também aqui o planeamento é o passo mais importante. Para começar, é preciso pensar no tamanho da horta e na organização dos canteiros. Assim que tiver definido o esquema base para a sua horta, terá que escolher os legumes e as hortaliças que pretende cultivar bem como as respetivas quantidades. Ao escolher os legumes, é crucial guiar-se pelas características de plantio, crescimento e maturação. Com as dicas que se seguem, será fácil começar a cultivar legumes e hortaliças, e a melhor parte: como recompensa, terá uma colheita rica.

Cada legume a seu tempo

Respeite o crescimento das plantas

É feita a distinção entre legumes de cultura principal (que crescem lentamente e devem ser plantadas em primeiro lugar) e culturas secundárias (ou sucessivas) com tempos de crescimento e maturação bem mais reduzidos. Entre as culturas principais contam-se por exemplo os tomates, as batatas, as cenouras, os pepinos e as cebolas. Os espinafres, a alface e os rabanetes são adequados como culturas secundárias a serem plantadas antes, enquanto que a couve-flor, a couve-rábano e a couve frisada são boas opções para culturas secundárias sucessivas.

compo image

À boa vizinhança!

Estes legumes dão-se especialmente bem uns com os outros

Acha que quanto mais semelhantes, melhor se dão? Isso não se aplica necessariamente às plantas. Ao combinar plantas com diferentes necessidades de nutrientes, torna-se possível aproveitar melhor os nutrientes do solo. Tenha o cuidado de combinar plantas com necessidades médias de nutrientes com plantas com elevadas ou reduzidas necessidades de nutrientes.

Plantas com necessidades reduzidas: feijão-comum, alface, rabanetes, espinafres, cebola
Plantas com necessidades médias:     endívias, couve-rábano, alho francês, acelgas, cenouras, pimentos, feijão-verde
Plantas com necessidades elevadas:      variedades de couve de grande tamanho, abóboras, ruibarbo, pepinos, batatas, tomates e courgettes

Estas plantas combinam bem

Legumes que combinam

tomates - pepinos

tomates - ervilhas

alfaces - feijões - couves - cenouras

cenouras - cebolas - alho francês

tomates - alfaces

Estas plantas precisam de distância suficiente entre elas

A plantar separados
feijões - ervilhas - cebolas
pepinos - couves - feijões - alface
tomates - ervilhas - couve - espinafres
couve - cebolas
tomates - batatas
compo image

O cuidado certo assegura uma colheita rica

Assim que tudo estiver plantado, com o cuidado certo, passado pouco tempo poderá colher os primeiros legumes. Para um crescimento forte e saudável, a maior parte dos legumes só precisa de humidade uniforme do solo, terra bem arejada e nutrientes equilibrados. Uma boa parte dos cuidados resume-se a regar, fertilizar e trabalhar a terra para ficar solta. Sobretudo a fertilização é fundamental para o desenvolvimento saudável das plantas. Uma vez que os legumes retiram muitos nutrientes do solo, é aconselhável aplicar um fertilizante adaptado às necessidades específicas das suas culturas para assegurar um fornecimento equilibrado de nutrientes.

As tarefas mais importantes na horta

Felizmente não é difícil cultivar legumes frescos diretamente à porta de casa e após algumas semanas surge a recompensa na forma de uma colheita saborosa. Encontra aqui algumas dicas práticas para um bom arranque com a horta.

ler mais

Partilhar

compo image

COMPO. Desfrute do seu jardim.

Para principiantes ou especialistas em jardinagem. Vamos trabalhar juntos por uma qualidade de vida mais natural.

Serviço

Mais sobre COMPO