1. COMPO
  2. Guia
  3. Plantas de A a Z
  4. Plantas para vasos e varandas
  5. Lavanda

Características

Lavanda

compo image

Necessita

Regar:
meio
Luz:
Sol
Esforço do cuidado:
médio

Período de floração

Características

Planting location:
Canteiros, varanda, terraço, vasos
Altura da planta:
30-100 cm, conforme a variedade
Cor da flor:
Roxo

Correct planting

Plantar lavanda

Local:

A lavanda (Lavandula angustifolia) é uma das plantas típicas do Mediterrâneo e muito popular como planta de jardim mesmo noutros países mais frios. A lavanda pode ser plantada tanto no jardim, como em vasos na varanda ou no terraço. Durante a sua floração, esta planta torna-se uma atração para abelhas, borboletas e outros insetos. A duração e altura da floração da lavanda variam conforme as condições climatéricas, a variedade bem como o tipo de substrato. A lavanda é oriunda de zonas climatéricas mais quentes, mas desenvolve-se bem mesmo em países mais frios, como a Alemanha, por exemplo. A condição para isso é um local quente e cheio de sol. A planta poderá mesmo resistir ao inverno em climas mais frios, se for plantada junto de uma parede de casa virada para sul e protegida do vento e do frio. A sua resistência ao inverno é relativa, no entanto - em regiões vitivinícolas, ela geralmente resiste sem problemas ao inverno, enquanto que em regiões mais frias se torna necessário providenciar a devida proteção para o inverno. A lavanda prefere um substrato permeável, calcário, arenoso e relativamente pobre em nutrientes.

Plantar:

A lavanda pode ser cultivada numa sementeira dentro de casa, mas também é possível semear esta planta diretamente em campo aberto. O ideal será sempre uma terra do tipo que se usa para ervas aromáticas, pois contém poucos nutrientes e com o seu teor em areia forma um substrato ideal para a lavanda.

Cultivo na sementeira:
se optar por cultivar a lavanda numa sementeira em casa, poderá semeá-la já a partir de fevereiro. Tape a sementeira com película aderente e coloque-a na estufa. Após quatro semanas, os rebentos precisam de mais luz e poderá retirar a película. Assim que deixar de haver geadas, pode plantar os rebentos no jardim.

Semear em campo aberto:
para que a planta tenha flores já neste verão, ela deve ser semeada já em março. Mas é preciso que não haja mais geadas. Deve ser respeitada uma distância de aprox. 60 cm entre plantas, para que tenham espaço suficiente para crescer e para que a terra possa secar mais depressa em caso de humidade muito grande. Cubra as sementes apenas ligeiramente com terra. Em condições ideais, aparecem os primeiros rebentos uma a duas semanas depois de semear, mas por vezes poderá demorar um mês. No início, deverá manter a terra sempre ligeiramente húmida. Tenha por isso o cuidado de regar regularmente. Deve ainda remover ervas daninhas com regularidade para evitar que as plantas jovens corram o risco de serem asfixiadas.

Plantar em vasos:
se forem plantadas em vasos, deve existir drenagem de água adequada. Para esse efeito, recomenda-se colocar por exemplo um fragmento de um vaso de barro partido por cima da saída de drenagem no fundo do vaso. Por cima disso, segue-se uma camada de drenagem feita em argila ou cascalho fino. Além disso, pode ainda misturar areia ou esferovite, para obter um substrato permeável e solto. No início, a lavanda deve ser bem regada e a terra mantida húmida, mesmo no vaso.

A nossa dica

O cheiro da lavanda é um repelente eficaz contra insetos. Para manter os mosquitos afastados, pode por exemplo enrolar uma corda à volta de um copo e prender com essa corda alguns ramos cortados de lavanda com flor.

Correct care

Cuidar de lavanda

Rega:

Ao semear lavanda, deve manter a terra sempre húmida. Assim que os rebentos tiverem crescido de forma saudável, poderá reduzir a rega. Deve evitar que a planta fique encharcada. Se a planta for regada em excesso no verão, poderá levar a apodrecimento e fungos nas raízes, enquanto que no inverno, as raízes poderão congelar.

Fertilização:

Uma vez que a lavanda é pouco exigente a nível de cuidados, não necessita de ser fertilizada muitas vezes. Deverá por isso evitar uma fertilização demasiado frequente. Quando a floração começa a acabar, poderá dar algum fertilizante. Se esta planta receber demasiado fertilizante, irá formar demasiados rebentos, o que faz com que ela perca estabilidade e resistência. Deve também evitar a adição de palha e outros materiais semelhantes, uma vez que irão reter demasiada humidade, o que provoca a formação de fungos e o apodrecimento das raízes.

Poda:

Uma poda regular é particularmente importante para a lavanda, pois caso contrário fica muito fina, tem menos flores e começa a separar-se muito. Recomenda-se cortar a lavanda duas vezes por ano. Aconselhamos o chamado método "um terço a dois terços". Isso significa que a poda mais significativa é feita no início da primavera. Deve assegurar-se que já não há geadas mas que a lavanda também ainda não tenha começado a formar novos rebentos. Deve cortar os ramos da planta até ficarem no máximo reduzidos no seu comprimento em dois terços. Tenha o cuidado de não cortar em demasia os ramos mais antigos, mas preferencialmente um pouco acima dos rebentos do ano passado. Assim, nos sítios onde foi cortada, poderão aparecer novos rebentos, o que faz com que a planta cresça numa bonita forma compacta e espessa. A segunda poda é realizada no verão, quando a lavanda tiver deixado de ter flores. Assim, a planta ainda consegue ter força para uma segunda floração. Nessa poda, corta-se cerca de um terço do comprimento dos rebentos da planta. Também aqui deve ter o cuidado de não cortar em demasia os ramos mais antigos e deixar os rebentos novos e jovens.

Medidas no inverno:

A lavanda verdadeira é resistente ao inverno até -15°C, mas ainda assim recomenda-se uma proteção adicional da planta no inverno, se esta se encontra fora das regiões vitivinícolas. A lavanda pode ser protegida das geadas por meio duma camada de palha junto da base da planta e uma cobertura feita em ramos de abetos, por exemplo. Se a lavanda estiver num vaso, pode também ficar ao ar livre durante o inverno. Um local vantajoso, sobretudo para o inverno, é por exemplo junto de uma parede da casa que esteja protegida da chuva e do vento. Se houver períodos de geada muito longos, aconselha-se a passar a lavanda para o interior com uma temperatura entre os 10 e 15°C e bastante luz solar.

Partilhar