1. COMPO
  2. Guia
  3. Doenças e pragas
  4. Pragas de insetos
  5. Tripes

Características

Tripes

compo image

Características

Planta hóspede:
Plantas ornamentais (árvore-guarda-chuva, ficus, palmeiras, yuca, cravos, poinsétia, cíclame), legumes (courgette e pepinos)
Symptoms:
manchas brancas a cor de prata nas folhas e flores
Appearance:
insetos pretos ou amarelo-acastanhados, 1-3 mm

Período de infestação

Descripción

Tripes

No caso de um ataque por tripes, as folhas e as flores ficam cobertas com manchas brancas a cor de prata que se espalham em pouco tempo até cobrirem toda a superfície da folha. Os tripes danificam a planta e retiram-lhe nutrientes com a sua atividade sugadora. As partes da planta que forem muito atacadas acabam por murchar e cair. Estes insetos voadores que medem entre 1 e 3 mm instalam-se sobretudo no lado inferior das folhas. Eles são alongados e o seu corpo tem listras pretas e amarelas. Também os ovos e as larvas podem ser encontrados no lado inferior das folhas. Outro sinal claro e seguro a indicar um ataque por tripes, são as gotas escuras de excrementos. Esta praga consegue reproduzir-se rapidamente num prazo de 20-30 dias se as condições forem ideais. Os legumes são atacados entre maio e agosto. Plantas de interior podem no entanto ser atacadas a qualquer altura do ano.

Control

Assim pode combater os tripes

Para prevenir o aparecimento desta praga, deve evitar que as plantas de interior estejam expostas a um clima demasiado quente e seco. Se a praga não for intensa, poderá simplesmente dar um duche minucioso à planta. Se a praga for intensa, deve retirar as folhas ou os legumes afetados. Pulverize depois a planta de todos os lados de forma homogénea com um inseticida. O tratamento deve ser repetido para apanhar também os tripes jovens acabados de nascer. Se preferir combatê-los sem recurso a um inseticida, pode optar por armadilhas de cola.

Partilhar