1. COMPO
  2. Guia
  3. Doenças e pragas
  4. Pragas de insetos
  5. Traça do inverno

Características

Traça do inverno

compo image
compo image

Características

Planta hóspede:
Árvores de fruto (p. ex.: cerejeiras, macieiras, pereiras), árvores ornamentais (p. ex.: plátanos, tílias, carvalhos)
Symptoms:
Folhas, flores e frutas comidas
Appearance:
Lagarta verde com listra lateral branca e listra central verde-escura, atinge 2,5 cm (traça do inverno pequena), lagarta amarelo-avermelhada com lista central castanho-escura, atinge 3,5 cm (traça do inverno grande)

Período de infestação

Descripción

Traça do inverno

Distingue-se entre duas variedades: a traça do inverno pequena e a traça do inverno grande. As lagartas são fáceis de identificar pelo sua característica de se corcovar de forma pronunciada enquanto se deslocam. Elas alimentam-se de folhas, flores ou a partir do interior dos frutos, chegando mesmo a comer a totalidade das folhas em alguns casos. As lagartas da traça do inverno eclodem na altura em que surgem os rebentos novos das plantas e ficam a comer folhas, flores e frutos até inícios de junho. Nessa altura transformam-se e permanecem em crisálida até meados de outubro, sendo que surgem então os machos (com asas) e as fêmeas (sem asas). As fêmeas sobem então o tronco até à copa onde depositam os seus ovos.

Control

Assim pode combater a traça do inverno

Pode instalar anéis de cola no tronco entre outubro e meados de março (ca. 3 semanas após surgirem os primeiros rebentos novos) para impedir as fêmeas de depositar os ovos. Se encontrar ovos no tronco, remova-os com uma escova de arame. Os ovos depositados na copa podem ser combatidos em finais de fevereiro/inícios de março com produtos fitossanitários indicados para proteção dos rebentos das plantas.

Partilhar